Uma prova caótica. Esse é o melhor jeito de definir o GP da Espanha de Fórmula 1 deste domingo (22), com um forte calor em Barcelona, além de escapadas, toques e abandonos. E em meio a toda essa confusão, a Red Bull viu a sorte sorrir. O abandono de Charles Leclerc abriu caminho para uma dobradinha, com vitória de Max Verstappen e Sergio Pérez em segundo.
Max anotou mais 25 pontos com a vitória, chegando ao somatório de 110 seis a mais que o segundo colocado Leclerc. Zerado na corrida, o monegasco fica com 104 pontos. Sergio Pérez é terceiro com 85, após terminar em segundo e fazer a volta mais rápida.
Com isso, o holandês assume a liderança do Mundial. Aproveitando os problemas dos ponteiros, George Russell completou o pódio. Completaram o top 10: Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Lando Norris, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda.
A RBR também levou a melhor entre os construtores. Depois de abrir a corrida seis pontos atrás da Ferrari, a escuderia austríaca disparou na ponta com a dobradinha, indo a 201 totais.
Vale um destaque para a corrida do heptacampeão Hamilton, que após ter um toque com Magnussen na primeira volta, foi obrigado a fazer um pit stop antecipado e voltou apenas na 19ª posição. Ele conseguiu dar a volta por cima, recuperar o prejuízo e cruzar a linha de chegada na 5ª posição. Pelos telespectadores, foi eleito o piloto do dia.
A Fórmula 1 volta em ação na próxima semana com o GP de Mônaco, a sétima etapa da temporada 2022.


