
O governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil), teve direito de resposta concedido de um minuto, na edição desta segunda-feira (19), do telejornal JAM1, da Rede Amazônica, após ter sido ofendido pelo seu adversário na corrida eleitoral e terceiro colocado nas pesquisas, senador Eduardo Braga (MDB), durante entrevista à emissora, na última sexta-feira (16), um dia depois de Wilson ter sido entrevistado pela afiliada da Rede Globo em Manaus.
Na ocasião, Braga disse que o atual líder nas pesquisas mentiu ao afirmar que não há UTIs no interior do Amazonas, o que contraria dados públicos e abertos para consulta do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), vinculado ao DataSUs, que apontam a existência em Parintins (359 km de Manaus), de 15 Unidades de Terapia Intensiva – 10 na modalidade adulto tipo II e 5 neonatais também tipo II.
Os leitos de UTI de Parintins constam na categoria complementar, em leitos existentes, ou seja, que estão disponíveis para uso, e que somam 51 na localidade, sendo 12 unidades intermediárias neonatais, 13 de cuidados intermediários pediátricos e 11 de cuidados intermediários adulto, além dos de UTI adulto e pediátrico. Os leitos de cuidados intermediários constam como habilitados pelo SUS (veja no quadro abaixo).

O Departamento Jurídico da Rede Amazônica entendeu que o senador descumpriu as regras pré-estabelecidas para as entrevistas, informadas em reunião aos representantes e assessores dos candidatos, que vetavam ataques, acusações e fake news.
No direito de resposta, Wilson Lima destaca que, “irresponsavelmente”, Braga trouxe informações falsas sobre sua gestão, como a de ele soube com antecedência da possibilidade de faltar oxigênio medicinal em Manaus, durante o segundo pico da pandemia da Covid-19, o que não ocorreu, de acordo com o governador. “Por falta de conhecimento, Eduardo Braga apela e ofende”.
“Durante a entrevista na última sexta-feira, o seu Jornal do Amazonas entrevistou o candidato ao governo do Estado pelo MDB senador Eduardo Braga. Durante a entrevista, Eduardo Braga acusou o governador e candidato a reeleição pelo União, Brasil Wilson Lima, de mentir em algumas falas dele ditas aqui no dia anterior”, disse o apresentador do telejornal, antes de colocar no ar o direito de resposta – assista abaixo na íntegra.
Braga é o terceiro colocado na disputa pelo Executivo estadual sem ameaçar os dois primeiros colocados, que devem disputar um segundo turno. Nas últimas seis pesquisas divulgadas entre agosto e setembro, inclusive a encomendada pela própria emissora e divulgada no último sábado (17), o candidato do MDB permanece estável.