
As propostas de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional podem derrubar pela metade a arrecadação do governo do Amazonas. A afirmação é do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.
Em entrevista ao canal Globonews, nesta quarta-feira (15), ele disse que considera a reforma tributária necessária, mas afirma que a Zona Franca de Manaus não é o único entrave.
“Alguns setores serão muito impactados sobretudo o agronegócio. Como também a Zona Franca de Manaus. Vale ressaltar que aqui, 95% de toda a produção industrial do Amazonas é exportada – ou para o restante do Brasil ou para o exterior. Além do mais , nós teríamos uma perda de receita de 50% da receita tributária do estado. Não é pouca coisa. Não é só a Zona Franca de Manaus que cria entrave -tem também o agronegócio, mas também outros setores de medicina, de serviços, e eu só não consigo enchegar empresário pedindo para fazer reforma tributária, disse Pauderney Avelino.
Pauderney Avelino disse que sugeriu ao vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB), que a reforma tributária não penalize os estados do Amazonas e de São Paulo.