Com crescimento e forte expansão imobiliária, região da zona Centro Sul da capital amazonense tornou-se área de concentração de condomínios residenciais
Prestes a completar 355 anos, Manaus, a quinta maior economia do Brasil, se destaca não apenas por sua rica história e cultura, mas também por um mercado imobiliário aquecido que impulsiona o desenvolvimento urbano. Um dos principais exemplos dessa transformação é a região da Morada do Sol, na zona Centro-Sul da cidade.
Localizado entre os bairros do Aleixo e Adrianópolis, atualmente desponta por seu crescimento e forte expansão imobiliária, com construções de alto padrão. O Morada do Sol dispõe de acesso às principais vias da cidade e já se destaca por uma grande área de concentração de edifícios residenciais.
Morador do conjunto há 13 anos, o economista Marcus Melo, 57, conta que escolheu morar no local com a família devido à “excelente acessibilidade”. “A localização na zona Centro-Sul de Manaus facilita o acesso a importantes avenidas, como a Av. Umberto Calderaro, Efigênio Sales e André Araújo, tornando mais fácil a mobilidade para diferentes partes da cidade, seja para trabalho, estudo ou lazer”, diz.
A infraestrutura e os serviços também são outro ponto alto. “O que mais gosto da Morada do Sol é a infraestrutura completa que ele oferece. Há uma ampla gama de serviços e comércios disponíveis, incluindo supermercados, farmácias, academias, clínicas, delegacia, casas noturnas, centros de beleza, restaurantes e escolas. Além disso, a proximidade com shoppings e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) proporciona ótimas opções de lazer e educação”, destaca.
A apresentadora de TV e comunicadora Baby Rizzato também é moradora do conjunto há 9 anos. “Antes morava na casa que contruí quando casei, mas o tempo passou, a vida se impôs e eu me vi em uma casa enorme. Foi quando decidi me mudar para essa região, para um apartamento em uma área mais central”, afirmou.
Para os moradores, embora o conjunto Morada do Sol ofereça muitas comodidades, sempre há espaço para melhorias. “Poderia haver mais iniciativas voltadas para o desenvolvimento de áreas verdes e espaços de convivência, promovendo ainda mais a qualidade de vida dos moradores. Além disso, melhorias na infraestrutura de transporte público poderiam facilitar a mobilidade dentro e fora do bairro”, opina Melo.
Novo empreendimento
Prestes a completar 40 anos no mercado imobiliário, a construtora Engeco, que atualmente é a que mais construiu em Adrianópolis, especialmente na área da Vila Municipal, em Manaus, agora está se voltando para a região da Morada do Sol. Em evento realizado este mês, um dos sócios, Porfirio Saldanha, anunciou que o próximo empreendimento a ser lançado pela empresa será nessa região.
Saiba mais sobre o bairro
Surgido no início dos anos 1940, o nome Aleixo veio da antiga estrada que cruzava o local, hoje avenida André Araújo, que foi construída para ligar o Centro de Manaus ao bairro Colônia Antônio Aleixo. O bairro também abriga as principais emissoras de telecomunicação como a Rede Amazônica de Rádio e Televisão, a TV e jornal A Crítica, Band Amazonas antiga TV Rio Negro, região conhecida como a cidade das comunicações e importantes prédios públicos como a Sefaz, o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual e Semosb (Secretaria Municipal de Obras).