Portal Você Online

Relatório registra queda do isolamento social no Amazonas e acende alerta na Saúde

Em Manaus, supermercados e restaurantes acumulam aumento de 60%

O relatório semanal do Google sobre o mapeamento da mobilidade urbana detectou aumento considerável de circulação em todo o Amazonas. Espaços como mercados, farmácias, feiras e armazéns acumulam 59% de aumento de fluxo, seguido por locais de trabalho, com 17%, casas de amigos e vizinhos, 8%, e transporte público, com 6%. 

Os dados do ‘Relatório de Mobilidade da Comunidade’ publicados levam em conta a localização do celular de usuários da rede telefônica. Quinze cidades do Amazonas integram o mapeamento, que busca auxiliar nas medidas de combate à Covid-19

Se comparado à ultima semana, o crescimento da circulação em farmácias, feiras e armazéns é de 5%. No transporte público, esse aumento é de 4% em todo o Amazonas.

O relatório do Google aponta um aumento de 43% neste índice em relação ao levamento do dia 17 de abril, quando o estado começava a suspender uma série de medidas de restrição devido ao colapso do saúde, que se iniciou em janeiro deste ano. 

Em Manaus, o movimento da população em mercados e farmácias aumentou 60%, em locais de trabalho esse aumento chega a 16%, nas estações de transportes público, em casa de amigos e vizinhos o aumento é de 8%. Os locais de varejo e lazer e parques são os únicos a registrar queda na circulação, que chega a -12%. 

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, o uso de máscaras e medidas como distanciamento social continuam sendo as únicas soluções eficazes para reduzir a circulação do coronavírus. 

show_50048786242_494892d14f_c_D3E6B173-36B4-4A21-B6EB-B207E4738860.jpg

O relatório pretende orientar as autoridades de saúde pública, grupos da sociedade civil, governos locais e a comunidade em geral quanto às medidas a serem adotadas para garantir a segurança e saúde da população.

De acordo com o Google, o levantamento é feito com o uso de dados de localização compartilhados voluntariamente por usuários de smartphones Android, os mesmos usados no Google Maps, e por isso seu resultado deve ser avaliado com uma série de outros indicadores, como a taxa de transmissão da covid-19.

Interior

O relatório de mobilidade também apresentou dados sobre o comportamento da população em alguns municípios do interior do estado. Com relação aos deslocamentos em locais de trabalho, Coari teve um aumento de 26%, Humaitá 20%, Iranduba 43%, Itacoatiara 25%, Manacapuru 30%, Manicoré 12%, Maués 28%, Parintins 21%, Presidente Figueiredo 25%, Rio Preto da Eva 43%, São Gabriel da Cachoeira 25%, Tefé 32% e Tabatinga apenas 17%.

Em Parintins, os deslocamentos para parques aumentaram pela primeira vez desde o início da pandemia. Nestes locais, o aumento é de 36% no município. Em Iranduba, visitas em outras residências aumentaram 3%, mas houve aumento siginficativo de 25% de deslocamentos aos locais de varejo e lazer.

Já em Itacoatiara,o crescimento do público em feiras, supermercados e farmácias aumentou para 89%, um salto de 21%, se comparado ao último levantamento.

Em Manacapuru houve um aumento de 38% em parques, 29% em locais de varejo e lazer, e 8% em residências. Presidente Figueiredo diminuiu em 9% as visitas aos locais de varejo e lazer, Humaitá 24%, Parintins 16%. Tefé diminui em 37% de visitas aos parques e Presidente Figueiredo 19%.



Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *