Portal Você Online

Repressão ao Crime Organizado apreendeu 7 toneladas de drogas

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas fez um balanço do combate a criminalidade no ano passado e informou que 7 toneladas de drogas – 6,3 toneladas de maconha e 702 kg de cocaína – foram apreendidas em operações do departamento em 2021. No mesmo período, foram realizadas 77 prisões, entre flagrantes e cumprimento a mandados.

Dados estatísticos do departamento contabilizam 109 operações que resultaram na apreensão de 1.203 munições e no cumprimento de 59 mandados de busca e apreensão.

De acordo com o delegado e diretor do DRCO, Rafael Allemand, os números mostram bons resultados do departamento.

“Esse resultado é excelente, pois é fruto de um intenso trabalho no combate ao crime organizado no nosso estado. Em 2021, tivemos operações em que retiramos de circulação grande quantidade de drogas, armas de fogo e munições, além das prisões de criminosos considerados de alta periculosidade. Ressalto que continuamos com o mesmo empenho em 2022”, destacou Allemand.

O diretor do DRCO reforçou a colaboração das forças de segurança do Estado e de outras delegacias durante as ações, além do apoio da população amazonense, que também têm ajudado denunciando criminosos.

Operações

Allemand destacou algumas operações no ano que causaram prejuízo aos criminosos. Uma delas foi a quarta fase da Operação Mamon, em fevereiro de 2021, que contou com o apoio da 33ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manaquiri (a 60 km de Manaus), e acabou na apreensão de seis máquinas de alto valor, entre retroescavadeiras, tratores e um caminhão, causando um prejuízo de R$ 2 milhões ao crime organizado.

Outro operação foi a Operação Coalizão pelo Bem, com o apoio do Departamento Geral de Combate à Corrupção, Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em nome de líderes de uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas que atuavam no Rio de Janeiro e Amazonas.

“Nessa ocasião foram presos os mandantes dos ataques criminosos ocorridos no Amazonas no início do mês de junho”, disse o delegado.

Já em novembro, a Operação Refino resultou na prisão de quatro integrantes de uma organização criminosa e na apreensão de, aproximadamente, 2 toneladas de cocaína e maconha tipo skunk, além de armas de fogo, granadas e munições.

“Esse trabalho do DRCO continua para que, dessa forma, esses números sejam cada vez maiores e possamos restaurar a ordem e a tranquilidade na sociedade amazonense”, ressaltou a autoridade policial.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *