
Com ingressos esgotados para as duas sessões, o espetáculo “República Lee – Um Musical ao Som de Rita” será apresentado neste final de semana, no Teatro Amazonas. O sucesso de bilheteria na capital amazonense reforça a força da obra, que presta homenagem à artista e rainha do rock Rita Lee, por meio de uma narrativa potente e musicalmente envolvente.
O espetáculo estreou com enorme sucesso no ano passado, em São Paulo, e vem acumulando periodicidade em premiações do gênero. No site É Sobre Musicais, concorre nas categorias de Melhor Elenco, Melhor Texto, Melhor Direção, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator.
Em 2024, foi indicado ao Prêmio Prio do Humor, criado por Fábio Porchat, nas categorias Texto (Tauã Delmiro) e Especial, pela inovação da obra, que mistura cinema, teatro e música. E, também, ao Prêmio Destaque Imprensa Digital, nas categorias Destaque Musical Brasileiro (In Cena Produções), Destaque Dramaturgia Original (Tauã Delmiro) e Destaque Atriz Coadjuvante (Ingrid Klug).
Depois da temporada em Manaus, o musical segue para apresentações no Rio de Janeiro, dando continuidade ao circuito nacional do projeto. Idealizadora do espetáculo, a cantora e atriz amazonense Cella celebrou a recepção calorosa do público local. “Estamos muito felizes com a forma como o público manauara abraçou o musical. Os ingressos esgotados mostram que a nossa história está conectada com as pessoas. A expectativa, agora, é a melhor possível para as apresentações no Teatro Amazonas”, afirma.
Trama dentro da trama
Irreverente, o espetáculo acompanha a história de cinco jovens, moradores de uma república na cidade de São Paulo, entre os anos de 1968 e 1969. O grupo está engajado em produzir, dentro do apartamento onde mora, um curta-metragem de ficção científica, com baixo orçamento. A trama dentro da trama é baseada em longas metragens de ficção científica dos anos 1950, como “O dia em que a Terra Parou”, “A invasão dos discos voadores” e “O Ataque da Mulher de 15 Metros”.
A dramaturgia do musical é embalada por canções clássicas do repertório de Rita Lee, como “Agora só falta você”, “Nem luxo, nem lixo”, “Alô, alô, Marciano”, “Desculpe o auê” e “Mutante”. “A maior inspiração do enredo foram as canções de Rita e, a partir delas, buscamos absorver o caráter disruptivo presente nas letras e melodias. Embora o espetáculo não seja uma biografia da vida da artista, os cinco personagens são desdobramentos da personalidade transgressora dela”, explica o autor e diretor Tauã Delmiro.
SERVIÇO
Musical República Lee – Um Musical ao Som de Rita
Local: Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro
Datas: 12 e 13 de julho
Horários: 12/07 (sábado), às 20h | 13/07 (domingo), às 19h