Retomada dos trabalhos estima a geração de novos postos para este segundo semestre do ano, diz UGPE.
Com a retomada das obras da terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) estima a geração de novos postos de trabalho pelo programa, podendo alcançar 1200 empregos diretos e indiretos, neste segundo semestre.
Os empregos que estão sendo gerados são para atuação nas últimas obras previstas no Prosamim III, que estão sendo feitas nas zonas sul e oeste da capital e englobam intervenções nos leitos dos igarapés do Mestre Chico e 40.
Também abrangem as obras de um sistema de esgotamento sanitário, que contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já em andamento.
Intervenções nos Igarapés do 40 e do Mestre Chico – A intervenção do igarapé do 40 compreende um trecho localizado entre as avenidas Silves e Maués, nos bairros do Japiim e Cachoeirinha. Emprega atualmente 15 operários, os quais auxiliam nas mudanças dos beneficiários e na demolição dos imóveis desocupados.
Após o nível das águas baixarem e as obras retomarem, a previsão é que se contratem mais 130 operários no mês de agosto, para atuarem nas obras do igarapé do 40. Serão contratados operadores de máquinas, pedreiros, serventes, técnicos e engenheiros.
A intervenção no igarapé Mestre Chico compreenderá a construção, em uma parte do leito do igarapé, um parque urbano para os moradores dos bairros Praça 14, Cachoeirinha e Centro. O parque contará com uma área de 15.742,46m², dotada de macro e microdrenagem, redes de coleta de esgoto, praças, áreas de lazer, paisagismo, recomposição da flora com plantio de mudas, playground infantil equipado com balanços, escorregadores e quadras multiuso para a prática esportiva.
Atualmente, a obra gera 30 empregos diretos. Com o início da segunda etapa da intervenção, a estimativa é que sejam contratados mais 40 operários, totalizando 70 empregos diretos no local.
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está sendo construída no bairro de Educandos, é a última obra de um Sistema de Esgotamento Sanitário implantado pelo Prosamim na bacia do São Raimundo.
Atualmente, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto conta com 102 operários. Há previsão de manutenção desses empregos até pelo menos o final do segundo semestre do ano que vem.
O coordenador Executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, afirma que as obras do Governo do Estado executadas através do Prosamim, historicamente, já transformam a vida das pessoas para melhor, retirando famílias de áreas insalubres e alagadiças e realizando o reassentamento das mesmas em lugares mais dignos. E agora, devido à pandemia e à recessão econômica, essas contratações são extremamente positivas para a geração de renda, emprego e arrecadação em nosso estado.