Portal Você Online

Reunião define como aplicar 500 mil doses de vacinas no Amazonas

O Estado já recebeu 1.034.620 doses de vacinas, utilizou até ontem 63% de seus estoques e define grupos prioritários para imunização

Onze municípios do interior do Amazonas ainda não fizeram a retirada de 4,3  mil doses da vacina contra a covid-19, diz FVS - CBN Amazônia

Uma reunião entre representantes do governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus, define nesta terça-feira (23) onde aplicar as mais de 500 mil doses de vacinas da Oxford/AstraZeneca e coronaVac/Sinovac-Butantan, que estão estocadas aguardando uma decisão sobre os grupos prioritários que serão imunizados nos próximos dias.

Até o momento, o estado recebeu 1.034.620 doses doses de vacina e aplicou 518.531, segundo dados da FVS-AM. Com a decisão recente do Ministério de Saúde para que os estados usem todos os seus estoques na primeira dose, o Amazonas possui 517.501 mil doses para aplicação imediata, de acordo com a orientação da pasta.

O encontro entre a Secretaria Muncipal de Saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde do Amazonas está agendado para acontecer na manhã de hoje (23), no auditório do Conselho de Medicina, em Manaus.

A reunião vai trabalhar com duas possibilidades para o uso das doses: aplicar na população com comorbidades, a partir de 18 anos, ou começar a vacinar o grupo de prioridades de 59 a 55 anos, pela ordem decrescente, como já vem sendo feito no estado.

Segundo o subsecretário de Saúde de Manaus, Djalma Pinheiro, ainda falta finalizar a faixa etária de vacinação acima dos 60 anos, prevista para esta semana. Mas existe a possibilidade de iniciar o grupo prioritário de 50 anos, na próxima semana.

Para o presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a orientação do Ministério da saúde é usar como prioridade as 221.800 mil doses de Oxford/AstraZeca e da coronaVac, recebidas no fim de semana, na população quilombola e ribeirinha do Amazonas.

“Nossa intenção é seguir o Plano Nacional de Saúde (PNI) e aplicar a cobertura vacinal nos ribeirinhos e quilombolas devido a logística. Vamos distribuir junto com a seringa, agulha e as secretarias municipais ficarão responsáveis pela vacinação”, afirmou.

Ainda segundo ele, na reunião com a Semsa está na pauta de vacinação os novos grupos prioritários de pessoas com comorbidade acima dos 18 anos ou da faixa etária dos 50 anos, a serem imunizados na capital amazonense.

Saiba mais

Até está segunda-feira (22), o Amazonas já vacinou 9,55% da sua população atingindo a marca de 518.531 doses aplicadas contra a Covid-19 – 401.777 da primeira dose e 116.754 da segunda.

O Amazonas é o estado que mais vacinas aplicou entre todas as outras unidades da federação.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *