
Operações da Le Seca flagraram 85 motoristas dirigindo sob efeito de álcool na virada do ano nas ruas e avenidas de Manaus. Em comparação ao período anterior, cresceu 63% de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A quantidade de autuações expedidas também foi muito superior: quase quatro vezes mais que no réveillon de 2019 para 2020.
“Esses números são preocupantes, na medida em que o cenário do réveillon deste ano seguiu uma série de restrições, principalmente em relação a realização de festas, mas, infelizmente, as pessoas ainda insistem nessa prática nefasta de beber e dirigir”, disse o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.
Dos 85 pegos nas blitz, 62 testaram positivo no bafômetro e 23 se recusaram a fazer o teste. Um motorista ainda foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante porque seu teste apresentou um teor alcoólico acima da marca de 0,34 mg/l. Ele foi conduzido ao 6º DIP (Cidade Nova).
Em 2020, a “Operação Réveillon” flagrou 52 condutores na Lei Seca, sendo que três estavam bêbados.
Infrações – Os agentes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) emitiram 371 autos de infração. O número é quase quatro vezes maior que as autuações da virada de 2020. No ano passado, foram 102 autos.
A maioria das infrações foi licenciamento em atraso, o que gerou a apeensão de 60 veículos, a maioria motocicletas (41). Outros 33 motorista preferiram pagar o licenciamento em atraso na blitz e tiveram os veículos liberados.
A “Operação Réveillon” do Detran-AM aconteceu em cinco pontos da cidade: avenidas Santos Dumont (Tarumã), Maneca Marques (Parque 10), Torres (Cidade Nova), Efigênio Sales (Adrianópolis) e Mário Ypiranga Monteiro (Parque 10).