Portal Você Online

Rio Amazonas atinge nível de inundação severa

O Serviço Geológico do Brasil informou na sexta-feira (16) que o Rio Amazonas atingiu a cota de inundação severa. No momento, o ponto de medição em Itacoatiara está com nível de 14m e já transbordou. Desde o início do mês de abril a região já vinha sendo colocada em patamares de alerta para a possibilidade de transbordar.

Já choveu bastante nessa área, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia desde o início do ano somente o mês de fevereiro teve chuva levemente abaixo do normal. E nos meses em que a chuva superou a média, o acumulado chegou próximo do dobro. Como foi o caso de janeiro em que choveu 518mm e a média Climatológica é de 327mm.

Mais chuva

A tendência ainda é de elevação do nível do rio, uma vez que a previsão da Climatempo nos próximos dias é de mais chuva para a Região Norte, com possibilidade para temporais abrangentes e grandes volumes acumulados de chuva.

Alertas

Os pesquisadores destacam a influência do La Niña, fenômeno que representa o resfriamento das águas do oceano Pacífico, nas chuvas e enchentes da região.

Com o fenômeno, os meteorologistas apontam que, até junho, as chuvas ocorrem ainda um pouco acima do esperado nas bacias do Rio Branco e do Rio Negro.

Pelo menos é o que mostram os prognósticos. Na capital, o Rio Negro pode passar a marca de 29 metros e 45 centímetros, nível considerado severo.

Em Manacapuru, o Rio Solimões chega aos 20 metros e em Itacoatiara, o rio Amazonas atingiu os 14 metros, todos dentro da cota de evento extremo.

Os pesquisadores advertem também que as enchentes têm se repetido com mais intensidade e mais frequência nos últimos 100 anos, mas a probabilidade da cheia em Manaus se comparar à que ocorreu em 2012 é de apenas 17%.

O próximo alerta será realizado no dia 30 de abril e trará um pouco mais de precisão em relação às medições.

Defesa Civil

Defesa Civil do Amazonas, permanece nas áreas afetadas na Calha do Solimões com várias ações para minimizar os impactos nas populações já estão isoladas pela cheia dos rios.

Nesta sexta-feira (16), agentes da Defesa Civil estiveram no município de Iranduba, vizinho de Manacapuru, para visita técnica de orientação aos agentes municipais, além dos representantes de outros órgãos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *