Portal Você Online

Rio Negro: 10 centímetros da cota de inundação em Manaus

O rio Negro alcançou 27,4 metros  na cidade de Manaus neste sábado (26), de acordo com o monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM). Dentro da cota de alerta desde o início da semana, o nível das águas está a 10 centímetros da chamada cota de inundação, de 27,5 metros.

A previsão da instituição para o rio Negro na capital é de que atinja um valor de aproximadamente 28,68 metros, abaixo da cota de inundação severa de 29 metros e dos níveis máximos de cheia atingidos nos últimos anos.

O SGB trabalha, no entanto, com uma variação de 80% que calcula a altura do rio entre 27,93 e 29,43 metros, tendo 30% de chance de superar a inundação severa e apenas 1% de chegar à marca histórica de 2021: 30,02 metros.

Segundo o boletim divulgado pelo governo do Amazonas na última quarta-feira (23), pelo menos 29,6 mil famílias já foram afetadas em todo o estado, com aproximadamente 118,4 mil pessoas diretamente impactadas.

Todas as nove calhas dos rios locais seguem em processo de cheia, com picos variados previstos entre março e julho de 2025. De acordo com os decretos municipais, dos 62 municípios amazonenses, 10 estão em Situação de Emergência, 16 em Alerta e 36 em Atenção.

Na última quarta-feira, o município de Humaitá recebeu ajuda humanitária enviada pelo governo do Amazonas, como parte das ações de apoio à população afetada pela cheia no interior do estado.

No total, a cidade recebeu 80 toneladas de alimentos, distribuídas em 4 mil cestas básicas, 300 caixas d’água de 500 litros, 300 caixas contendo 9 mil copos de água potável, além de dois kits de purificadores de água do projeto Água Boa, destinados a comunidades sem acesso à rede de abastecimento.

Além de Humaitá, os municípios de Apuí e Manicoré também receberam insumos. As três cidades estão com decretos de Situação de Emergência reconhecidos pela Defesa Civil do Amazonas. Ao todo, a ação deve beneficiar aproximadamente 26 mil pessoas, distribuídas em mais de 8 mil famílias nos três municípios.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *