Portal Você Online

Rio Negro secou cinco metros em Manaus em agosto; nível atual é de 19,77 metros

A Defesa Civil do Amazonas informou neste domingo (1), que o nível do Rio Negro está em 19,77 metros. Em agosto o rio desceu cinco metros, que no ano passado chegou a sua cota mais baixa dos últimos 120 anos. O monitoramento aponta um estado crítico de vazante.

De acordo com o monitoramento, o Rio Negro começou agosto medindo 25,09 metros. Já no sábado (31), media 20,02 metros. Ainda segundo o órgão, entre o sábado (31) e o domingo (1º), o rio desceu ainda mais, chegando a 19,77 metros.

Conforme a Defesa Civil, a estiagem antecipada já afeta 330.099 pessoas em todo o Amazonas, que também enfrenta os impactos das queimadas. No último dia 28, o governo estadual ampliou um decreto situação de emergência para todos os 62 municípios do estado (antes, apenas 20 estavam em emergência).

Apesar do problema, pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) acreditam que o rio não deve atingir a cota da seca de 2023, que foi de 12,70 metros. A previsão para este ano é de que o nível das águas fique em torno de 14 a 15 metros, o que já é considerado muito baixo.

Este ano, Tabatinga, na Região do Alto Solimões, já enfrenta a pior seca da história. No sábado (31), o nível do Rio Solimões chegou em -1,4 metro.

Em Itacoatiara, na Região do Médio Amazonas, a situação da vazante é a mesma. O Rio Amazonas começou agosto medindo 10,6 metros e o último registro da Defesa Civil, feito no dia 29 do último mês, aponta que as águas estavam medindo 6,9 metros.

A situação também é crítica em Coari, na Região do Médio Solimões. Lá, o Rio Solimões desceu 5,80 metros no último mês.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *