Portal Você Online

Rio Open: Báez vence Muller e se torna 1º bicampeão

Sebastián Báez com o troféu de campeão do Rio Open 2025 — Foto: Fotojump

Depois de 11 edições, o Rio Open deixou de ser o único ATP 500 do calendário atual sem um bicampeão de simples. Neste domingo (23), Sebastián Báez conquistou o título do torneio pela segunda vez – algo que nomes como Rafael Nadal e Carlos Alcaraz tentaram, mas não conseguiram alcançar. 

Ganhador no ano passado, o argentino faturou a taça de 2025 ao vencer o francês Alexandre Muller na decisão, por 2 sets a 0. As parciais foram de 6/2 e 6/3, em 1h26min de partida no Jockey Club Brasileiro. Com o título, Báez se mantém próximo do top 30 do ranking mundial. Muller, algoz de João Fonseca na abertura do Rio Open, vai dar um salto e ocupar a 41ª posição na próxima atualização da lista da ATP.

Para se ter uma dimensão do feito de Báez, só dois campeões alcançaram finais do Rio Open depois de já terem conquistado um título no torneio: Diego Schwartzman e Carlos Alcaraz (Nadal não conseguiu). Carlitos, inclusive, foi algoz de Schwartzman na decisão de 2022. Um ano depois, o espanhol perdeu para Cameron Norrie e deu adeus à chance do bicampeonato.

O título de Báez foi acompanhado por um grande público nas arquibancadas da Quadra Guga Kuerten. Figuras do tênis também estiveram presentes. Vitória Barros, promessa brasileira de 15 anos, entrou com o troféu do Rio Open e ajudou a sortear quem seria o primeiro sacador. Com a partida encerrada, o argentino Juan Martín Del Potro, ex-número 3 do mundo e prata nas Olimpíadas de 2016, teve a responsabilidade de entregar a taça ao campeão.

Com a decisão em andamento, Báez quebrou Muller no terceiro game – que ficou marcado por boas trocas de bolas e lances de efeito. O set seguiu com uma quantidade razoável de break points salvos pelos dois tenistas, até que o argentino obteve uma nova quebra e sacou para fechar a parcial em 6 a 2.

No segundo set, assim como no primeiro, Báez usou o terceiro game para quebrar o saque adversário, mas Muller devolveu logo em seguida, sem ceder pontos. O francês tentou aproveitar o embalo e deixar a final mais acirrada. Conseguiu por algum tempo, mas logo o argentino voltou a se impor.

Báez conseguiu mais duas quebras e fechou a parcial em 6 a 3, depois de 1h26min de partida. Estava encerrado o roteiro do primeiro bicampeonato de simples da história do Rio Open.

Veja a lista de campeões de simples do Rio Open:

  • 2014: Rafael Nadal (Espanha) e Kurumi Nara (Japão)
  • 2015: Davi Ferrer (Espanha) e Sara Errani (Itália)
  • 2016: Pablo Cuevas (Uruguai) e Francesca Schiavone (Itália)
  • 2017: Dominic Thiem (Áustria)
  • 2018: Diego Schwartzman (Argentina)
  • 2019: Laslo Djere (Sérvia)
  • 2020: Cristian Garín (Chile)
  • 2021: torneio não realizado, devido à pandemia de Covid-19
  • 2022: Carlos Alcaraz (Espanha)
  • 2023: Cameron Norrie (Reino Unido)
  • 2024: Sebastián Báez (Argentina)
  • 2025: Sebastián Báez (Argentina)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *