Portal Você Online

Rio Open: João Fonseca bate Garín e vai às quartas

João Fonseca comemora ponto contra Cristian Garín, no Rio Open — Foto: Fotojump/Rio Open

João Fonseca e a torcida brasileira entraram em sinergia no Rio Open. O brasileiro de 17 anos transformou a Quadra Guga Kuerten em um caldeirão. Assim, venceu Cristian Garín, campeão do torneio carioca em 2020, por 2 sets a 0, com duplo 6/4. Fonseca se tornou o terceiro brasileiro classificado para as quartas de final na atual edição, aumentando o recorde do país. Ainda subiu mais 95 posições no ranking da ATP.

O público realmente vibrava a cada ponto de Fonseca. Um barulho tão alto, que era ouvido em todos os pontos do Jockey Club e parecia impulsionar o brasileiro. Natural do Rio de Janeiro, João acompanha jogos do Rio Open desde criança, como mostrou post da ATP nas redes sociais. Em 2024, ele já disse se sentir em casa no torneio, jogando diante de amigos e familiares.

Com o apoio da torcida, o jogo começou de forma promissora para Fonseca, que quebrou o primeiro saque de Garín, 88º do ranking da ATP. Mas o chileno devolveu logo em seguida, num game em que o brasileiro estourou as cordas da raquete e precisou trocar de equipamento.

Garín ainda conseguiu uma outra quebra e assumiu a liderança pela primeira vez na partida (4 a 3). Aí, foi a vez de Fonseca se recuperar imediatamente e ganhar três games em sequência. Assim, fechou o set em 6 a 4, levando a torcida ao delírio na Quadra Guga Kuerten.

O segundo set começou bastante equilibrado, com os atletas confirmando saques, apesar de alguns sustos. Foram nove games sem quebras, mas Fonseca brilhou justamente no último. Com outro 6/4, o brasileiro selou a vitória e subiu mais um degrau na caminhada para se tornar um ídolo nacional.

Nas quartas de final, João enfrentará o argentino Mariano Navone. Pela primeira vez em 10 edições do Rio Open, o Brasil terá mais de um representante nas quartas. E serão logo três. Além de Fonseca, também se classificaram Thiago Wild e Thiago Monteiro. Todos os jogos acontecerão na Quadra Guga Kuerten, na sexta-feira (23).

  • Thiago Monteiro (BRA) x Sebastián Báez (ARG) – a partir de 16h30
  • Thiago Wild (BRA) x Cameron Norrie (GBR) – não antes de 18h
  • João Fonseca (BRA) x Mariano Navone (ARG) – na sequência

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *