Portal Você Online

Rio Solimões começa encher na fronteira com Peru e Colômbia

O nível do Rio Solimões voltou a subir na região da tríplice fronteira com o Peru e Colômbia com as chuvas recentes na cabeceira do Rio Amazonas em território peruano. Nos municípios amazonenses de Tabatinga, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença – a mais de mil km de Manaus, água chegou a mais de 1 metro.

De acordo com as informações da Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia (Proa), que faz medições na região para a navegação, no último fim de semana o Rio Solimões alcançou 20 centímetros em Tabatinga, no sábado. No domingo (22), subiu para 47 centímetros.

Mas em outros trechos do rio, na região do Médio Solimões, o volume de água ainda está baixo. No último domingo, em Coari (650 km de Manaus), a profundidade estava 2.78 metros (1,30 metro abaixo do nível registrado no dia 1º de outubro). Em Itacoatiara (170 km em linha reta da capital amazonense), o rio alcançou 0.68 centímetros (2,34 metros mais baixo do que no início do mês.

Rio Negro

Em Manaus a vazante do Rio Negro começa a estabilizar. De ontem para hoje (26), a descida foi de três centímetros, após registrar uma média diária de dez centímetros, que caiu para seis.

A subida do Solimões com as chuvas no Peru começa a refletir na elevação da cota do Negro, que nesta quinta-feira (26) está em 12,70 metros.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *