Portal Você Online

Rios Solimões e Amazonas serão dragados para permitir navegação, diz governo

O governo estadual informou que trechos dos rios Solimões e Amazonas serão dragados para permitir a navegação devido a estiagem que reduziu o nível da água. Ainda segundo o governo amazonense, a previsão é que o trabalho comece nos próximos dias.

A dragagem no Solimões será realizada nos trechos entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant (a 1.108 km 1.121 km de Manaus, respectivamente). No Rio Amazonas, o trabalho acontecerá na região do Tabocal – entre Manaus e Itacoatiara, a 176 km da capital amazonense.

Em em reunião na terça-feira (26), em Brasília, com a presença dos ministros do Transporte, Renan Filho, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, além da bancada federal do Amazonas, o governador recebeu o aceno do governo.

Segundo o governador, o Solimões está assoreado. Ele disse que o governo federal vai investir R$ 41 milhões nos trabalhos no trecho entre Tabatinga e Benjamin Constant, que abrange oito quilômetros de extensão, e R$ 100 milhões para os serviços entre Tabocal e o rio Amazonas, em 12 km.

“Então, a gente tem ali a questão do Alto Solimões, que liga Tabatinga a Benjamin Constant, próximo do Vale do Javari, que é importante porque é uma questão de segurança nacional, é uma área de fronteira e muito significativa no tráfico de drogas. Então, é importante que o governo federal esteja presente ali. Temos a questão da área do Tabocal, pelo rio Amazonas, por onde chegam os insumos para a Zona Franca de Manaus e por onde saem os produtos acabados, como televisores e celulares”, afirmou Wilson Lima.

A dragagem é um processo que ajuda a retirar os sedimentos – como terra, areia, rochas e lixo – dos rios. O trabalho deve trazer segurança para a passagem das embarcações.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *