Portal Você Online

Robson tem prisão preventiva prorrogada na Rússia

Ex-motorista de jogador brasileiro tem prisão preventiva prorrogada até  abril de 2021 na Rússia | Mídia Bahia

Mesmo com o pedido do presidente Jair Bolsonaro a Vladmir Putin, o caso de Robson Oliveira segue sem a perspectiva de liberdade para o motorista. Preso na Rússia há mais de um ano e meio, o ex-funcionário do volante Fernando teve sua a prisão preventiva prorrogada até abril de 2021.

Após audiência realizada em Moscou, o motorista questionou o silêncio do jogador perante as autoridades russas. Em entrevista à TV Globo, Robson desabafou sobre a falta de atitude de Fernando após sua prisão.

“Por que ele não levou o pai da esposa dele na delegacia para falar que o remédio era dele? Ele disse que apresentou uma receita. Por que não levou o pai dela junto para apresentar essa receita e falar que o remédio era dele, que foi ele quem mandou me mandou botar na mala?”, disse o brasileiro.

Robson está preso na Rússia março de 2019, quando foi detido por desembarcar no país com duas caixas de Mytedom 10mg (cloridrato de metadona). Ele havia sido contratado para trabalhar como motorista na casa de Fernando, que à época atuava no Spartak.

Utilizado para conter fortes dores no corpo, o medicamento seria usado pelo sogro de Fernando, e foi levado pelo funcionário partindo do Brasil. O brasileiro responde por tentativa de tráfico e contrabando, com risco de pegar até prisão perpétua.

De acordo com informações do portal Globoesporte, o Justiça russa rejeitou o pedido feito pela defesa de Robson para o pagamento de fiança de 10 milhões de rublos (cerca de R$ 730 mil), para que o brasileiro pudesse responder em liberdade. E isso se deveu ao fato de que o motorista não possui moradia fixa na Rússia.

A defesa de Robson prepara uma nova investida neste sentido para a audiência que está prevista para 9 de novembro.

“Vamos editar um vídeo mostrando que o Robson tem onde morar lá e informar, também, que a família do jogador se comprometeu a arcar com as despesas de alimentação e moradia do Robson enquanto ele estiver em liberdade, aguardando o julgamento.

A juíza não aceitou dessa vez, por entender que ele não teria como se bancar no país, fora da prisão. Mas vamos mostrar para ela que ele terá esse auxílio, conforme prometido pela família”, afirmou Olímpio Soares, advogado de Robson, ao portal Globoesporte.

Após grande movimento nas redes sociais em setembro, o caso de Robson chegou até Jair Bolsonaro. Por meio de sua conta oficial no Twitter, o Presidente da República informou tentará a liberação do brasileiro junto ao governo russo, mas ressaltou que a justiça no país costuma ser muito rígida.

“A justiça russa é bastante rígida, mas um perdão do Governo local será buscado por nós. Entramos no caso e o Brasil buscará, diplomaticamente, o retorno de Robson ao Brasil”, escreveu.

Fernando se defende

Ainda em setembro, Fernando usou as redes sociais para falar pela primeira vez sobre a prisão de Robson Oliveira. Atualmente no Beijing Guoan, da China, o jogador se defendeu das acusações de que não tem feito nada para ajudar o brasileiro e deu sua versão dos fatos.

Segundo Fernando, as versões apresentadas foram parciais e não mostraram o seu lado da história. O jogador brasileiro fez um longo desabafo em sua página no Instagram, negou que tenha abandonado Robson e mostrou documentos que comprovam sua ajuda ao brasileiro, desde o pagamento de advogados como o envio de dinheiro para compra de materiais necessários.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *