Portal Você Online

Rodrigo Maia é recordista de viagens em aviões da FAB

Resultado de imagem para Rodrigo Maia é recordista de viagens em aviões da FAB

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), requisitou aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) 250 vezes para viajar em 2019, contando idas e voltas. De 2003 para cá, nenhuma autoridade solicitou tantos voos num único ano. É o que mostra levantamento do site Poder 360 com base em informações da FAB.

Maia é o campeão de viagens em aviões públicos desde 2017 (foi eleito pela 1ª vez em 2016). No ano em que chegou ao Congresso, viajou 215 trechos. Em 2018, utilizou o serviço 189 vezes. Quem mais se aproximou do recorde do deputado foi Alexandre Padilha, então ministro da Saúde em 2011, quando viajou 242 vezes.

Entre os destinos preferidos de Maia em 2019 estão Brasília –já que é sempre destino dos voos de volta de suas viagens– São Paulo e Rio de Janeiro, sua cidade natal. Foram 98 viagens à capital federal, 53 visitas a São Paulo e outras 52 ao Rio.

Ao todo, o deputado esteve em 32 municípios diferentes, 11 no exterior. Os voos tiveram, em média, 11 convidados por Maia em cada trecho.

Os registros da Aeronáutica só apontam quem pediu a aeronave, mas não indicam quem de fato viajou. Deste modo, não é possível assegurar que o solicitante efetivamente esteve nos voos.

As aeronaves podem ser utilizadas para fins de segurança, emergência médica e viagens a serviço. De acordo com o decreto 8.432/2015, somente o vice-presidente da República e presidentes do Senado, Câmara e STF têm o direito ao deslocamento para residência permanente. A Força Aérea Brasileira esclarece que não se responsabiliza pelo cumprimento nem apuração dos motivos das solicitações.

Contando todos os militares, ministros e presidentes de Poderes que solicitaram voos à FAB desde 2003, foram 37.641 voos.

Questionado pelo site, Rodrigo Maia disse que usa as aeronaves por “questões de segurança e de agilidade” e destacou que a prática “cumpre preceitos legais”.

“O uso de aeronaves da FAB cumpre os preceitos legais e é motivado por questões de segurança e para agilizar os deslocamentos – permitindo a presença no maior número de eventos e o retorno mais rápido a Brasília”, respondeu o deputado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *