
A Prefeitura de Manaus vai interditar, a partir das 14h desta quinta-feira (12), a Rua dos Barés, no cruzamento com a Rua Pedro Botelho, no Centro da cidade, devido ao avanço do Rio Negro, que já ultrapassou a cota de alagação severa, de 29 metros acima do nível do mar.
A invasão da água do rio começa a comprometer a circulação de carros e pedestres. A interdição será realizada e monitorada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
A Feira da Manaus Moderna é outro local atingido pela cheia do Negro, que nesta quinta-feira (12) está com 29,14, segundo a administração do Porto de Manaus.
O município já começou a construir passarelas para os transeuntes e os comerciantes instalaram barreiras de contenção na porta dos estabelcimentos para evitar a entrada da água.
Já na Rua Barão de São Domingos, no entorno da Manaus Moderna, o rio já cobre parte do asfalto. A Defesa Civil Municipal também já começou a trabalhar na área.
Cheia 2022
No último dia 5, o Rio Negrochegou a cota de inundação de 27,50. A inundação severa foi registrada no dia 7 de maio, com 29,03.
- Cota atual: 29,14 m.
- Cota de inundação: 27,5 m.
- Cota de inundação severa: 29 m.
- Cota prevista para 2022: 29,40 m.
Segundo pesquisadores do CPRM, a cota máxima deve ser atingida no mês de junho e pode variar entre 28,7 e 30,10 metros. A probabilidade da previsão é de 80%.