Portal Você Online

Saiba como lidar com o lixo em casa na quarentena

Durante esse período de quarentena do coronavírus, os resíduos domésticos produzidos em casa aumentaram com a maior permanência das pessoas dentro de casa. O destino de garrafas, latas, restos de comida ganham importância devido ao isolamento. Embora ainda não seja uma prática comum, a separação do material descartado doméstico por tipo – orgânico ou material reciclável – e ainda mais essencial nesse momento e descarte mal feito pode provocar, inclusive, danos ambientais.

Dicas – Para quem consome refrigerantes, sucos e águas das garrafas PET, logo após o consumo, uma sugestão é aproveitar as tampas das garrafas para fazer jogos educativos, como por exemplo o jogo de damas.

Aqueles que guardam revistas ou livros que consideram que não terão mais uso ou serventia, podem procurar figuras iguais e criar um jogo da memória, ou então confeccionar o próprio tabuleiro para o jogo de damas com as tampas das garrafas PET.

As garrafas de vidro, bastante usadas durante esse período pelo qual o país vem passando, também são objetos de fácil reuso: com elas é possível fazer potes, luminárias, lanternas, jarras, entre outros objetos de decoração para casa.

“Sabemos que preservar o meio ambiente começa com pequenas atitudes no dia a dia e que fazem toda a diferença. Uma delas é a reciclagem, por meio da qual todo o lixo doméstico, ainda mais nesse período, pode ser destinado de forma correta”, explicou a diretora técnica do Ipaam, Maria do Carmo.

Ela orienta que o primeiro passo a ser dado é reduzir o consumo de produtos dentro de casa e evitar o uso de sacolas plásticas e copos descartáveis, que são materiais difíceis de reciclar. “Outro passo importante é o aproveitamento dos resíduos orgânicos, fazendo compostagem para posterior uso, como adubo”, orienta Maria do Carmo.

Além de aumentar a vida útil dos aterros sanitários, a separação correta dos resíduos domésticos pode trazer diversos benefícios, caso aproveitados de forma correta, e até se tornar fonte de renda para muitas pessoas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *