Fique por dentro do que volta a funcionar, de acordo com a segunda fase do Plano de Abertura do Amazonas para a retomada da atividades no período da pandemia do novo coronavírus

Começa amanhã (15) a segunda fase do Plano de Abertura das atividades não essenciais em Manaus, programado pelo governo do Amazonas durante a pandemia do novo coronavírus.
Saiba o que volta a funcionar a partir desta segunda-feira na capital amazonense, com destaque para a reabertura de bancas de jornais, escritórios, lojas de departamentos, magazines e dos restaurantes, cafés e padarias da cidade (confira no quadro abaixo).

O plano que já teve a sua primeira fase iniciada no dia primeiro de junho com a volta dos templos religiosos e do comeércio, entra em sua segunda etapa após o mapeamento e análise de indicadores sobre a evolução dos casos de Covid-19 e seus impactos.
Com a redução da taxa de ocupação de leitos de UTIs para 54% e do número de mortes, o governo decidiu por manter o cronograma de começar a segunda parte do Plano.
A partir de amanhã entram em opoeração restaurantes, cafés, padarias, fast-food e self-service para consumo no local, com lotação máxima de 50%.
Estes estabelecimentos deverão manter brinquedotecas e áreas de recreação fechadas e o funcionamento está permitido no máximo até 22h. Às 23h, não poderá mais haver clientes. Também é obrigatória, em local visível aos consumidores, de cópia do documento com os protocolos que regulamentam os procedimentos de vigilância em saúde.
“Este momento está sendo muito esperado por todos da Cachaçaria do Dedé. Estamos de braços abertos para receber nossos clientes e trocar energias positivas, mesmo à distância, com toda a segurança”, diz o Chef Dedé Parente que reabre as suas unidades, a partir das 12hs, com mesas a dois metros uma das outras e 50% de ocupação.

Já o Chef Lacy Ramalho, do Ristorante Fiorentina, preparou um cardápio que tem como carro-chefe o tradicional “Filé a Parmegiana” da casa e um Petit Gateau para receber os clientes.
“Trabalhamos durante todo esse período com o delivery e agora teremos nossos clientes de volta. Estamos preparados e ansiosos aguardando por eles, seguindo todos os protocolos de segurança”, informou o Chef Ramalho.
Regras – Para todas as atividades permanecem em vigor as regras de distanciamento, higiene pessoal e sanitárias e monitoramento. A orientação também é que pessoas do grupo de risco só devam voltar às atividades a partir de 29 de junho, caso sejam mantidos os atuais indicadores da pandemia.
As medidas de distanciamento social incluem distância de 1,5m entre pessoas, controle de aglomerações, uso obrigatório de máscara, de álcool em gel 70%, desinfecção fora do estabelecimento, desinfecção do ambiente e superfícies, reforço na limpeza e boa ventilação, entre outras.
Nessa fase também estão incluídas as atividades esportivas individuais ao ar livre, abertura de imobiliárias, escritórios de contabilidade, lojas de informática, telefonia celular, cosméticos, perfumarias, jóias, bijuterias áudio e vídeo, entre outras.
“Nós apresentamos para os poderes, e também para o comércio, o segundo ciclo de reabertura gradual das atividades econômicas, que vai passar a valer a partir do próximo dia 15, dando transparência de tudo o que o Estado tem feito, levando em consideração os números que nós tivemos da Fundação de Vigilância em Saúde e também da Secretaria de Saúde, para que a gente pudesse tomar essa decisão com segurança”, explicou o governador do Amazonas, Wilson Lima, liberando o funcionamento das atividades.
O governador pede que a população mantenha os cuidados com a prevenção contra o vírus usando máscaras, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento social e todos os outros procedimentos que são orientados pelos profissionais da área de saúde.


