
A pressão deu adeus aos sorrisos. Na noite deste sábado (31), o São Paulo teve uma atuação dominante no clássico contra o Santos, no Morumbis, venceu por 2 a 0 e respirou no Paulistão. O Tricolor aproveitou-se da expulsão de Gabriel Menino, ainda no primeiro tempo, para construir a vitória naturalmente, com gols de Gonzalo Tapia e Luciano, logo no início da segunda etapa. São dois resultados positivos consecutivos para Hernán Crespo e companhia, que estrearam com resultado positivo no Brasileirão ao superarem o Flamengo na quarta-feira (28).
Com o resultado, o São Paulo se desgarrou do Z-2 e reagiu após três rodadas consecutivas sem vitórias no Campeonato Paulista – eram um empate e duas derrotas. O Tricolor subiu na tabela e pulou para a 11ª colocação, chegando aos sete pontos e igualando a pontuação do Primavera, primeiro time dentro da zona de classificação ao mata-mata neste momento.
Do outro lado, o Santos chegou ao sexto jogo consecutivo sem saber o que é vencer na temporada, com três empates e três derrotas. O Peixe caiu para a 12ª posição na tabela de classificação, com seis pontos. A primeira equipe no Z-2 é o Noroeste, com quatro pontos, e que ainda não entrou em campo nesta rodada (enfrenta o Velo Clube).
Como foi o jogo?
A primeira chance mais perigosa do jogo foi do Santos. Rollheiser cruzou na segunda trave e Schmidt cabeceou por cima do gol de Rafael. Com 23 minutos, o São Paulo tentou pela primeira vez. Marcos Antônio lançou Enzo Díaz, que recebeu em profundidade e cruzou para Tapia. O chileno dominou mal e, na sobra, a finalização passou perto do gol de Brazão. O lance, porém, foi invalidado por impedimento.
Aos 26 minutos, o São Paulo perdeu uma oportunidade de ouro. Danielzinho lançou Tapia em velocidade, o chileno invadiu a grande área e finalizou cruzado, rasteiro, mas para fora. Três minutos depois, Enzo Díaz foi à linha de fundo e cruzou para trás. Bobadilla recebeu dentro da área e finalizou colocado no canto esquerdo, vendo a bola passar muito perto da trave. Com 45 minutos, Luciano escorou para Marcos Antônio. O volante adentrou a grande área, tentou tirar a marcação e bateu para o gol, mas Brazão defendeu sem maiores problemas.
No segundo tempo, o São Paulo se lançou com tudo para cima do Santos. Lucas foi à linha de fundo e encontrou Luciano, que chutou em cima da zaga. Na sobra, Marcos Antônio teve a finalização travada. O rebote ficou com Tapia que bateu para o gol. A bola desviou na defesa do Peixe e acabou no fundo das redes, levando a torcida à loucura no Morumbis.
Com 10 minutos, o São Paulo ampliou a vantagem. Marcos Antônio fez grande lançamento para Luciano, que bateu de primeira dentro da área e guardou: 2 a 0. Aos 15 minutos, o Santos respondeu com Rony, que tentou uma bicicleta da entrada da área e mandou por cima do gol. Um minuto depois, o São Paulo quase fez o terceiro com Danielzinho, que finalizou e a defesa do Santos mandou para escanteio. Aos 18 minutos, Barreal finalizou e Rafael defendeu.


