
Dois terremotos de magnitude 4,7 e 4,9 foram sentidos por moradores de regiões no litoral e interior de São Paulo na manhã desta sexta-feira (16). Segundo a Defesa Civil do estado, apenas estes dois abalos sísmicos foram registrados, a princípio, na região de Miracatu.
Segundo o alerta de terremotos do Google, pelo Android Earthquake Alerts System, o terremoto de magnitude 4,7 ocorreu por volta das 8h22.
Pelas redes sociais, moradores de regiões atingidas relataram ter recebido alertas no celular sobre os tremores e com avisos de “evitar” a orla por risco de tsunami. Outros, contaram como foi a sensação do abalo.
O Google emitiu um alerta de terremoto com magnitude estimada de 4,7 para a cidade de Miracatu. Nas redes sociais, circulam imagens de câmeras de segurança que mostram o momento do tremor de terra.
A Defesa Civil do Estado, confirmou um abalo sísmico de mesma intensidade na região do Vale do Ribeira, com mais intensidade na região de Miracatu. Segundo a Defesa Civil, mais cidades sentiram os impactos dos tremores. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros se colocaram à disposição para chamados de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, abalos sísmicos na escala de 3,5 a 5,4 não costumam causar danos estruturais. O órgão orienta a população a monitorar sinais de alteração estrutural e entre em contato com o 193 ou com o telefone 199, da Defesa Civil.
Dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) apontam um tremor de magnitude 3,9 em Itariri.


