Portal Você Online

Satélite mostra cobertor de fumaça sobre o sul da Amazônia

Imagem em cores naturais de fumaça sobre partes do Brasil e da Bolívia capturada pelo satélite Aqua, da Nasa, em 5 de setembro deste ano: a fumaça de incêndios impera.

Sem intervenção humana, a maioria das florestas da bacia do rio Amazonas é úmida demais para queimar. No entanto, ao observarem a região por satélite, os cientistas detectaram uma disseminada atividade do fogo, que ganha ainda mais evidência durante os meses mais secos do ano.

O ano de 2022 seguiu esse padrão, mostra o site Earth Observatory, da Nasa, com nuvens de fumaça especialmente densas saindo de incêndios perto de assentamentos e estradas no sul da Amazônia.

Em 5 de setembro de 2022, o Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite Aqua da Nasa adquiriu uma imagem de cor natural (alto) de fumaça sobre partes do Brasil e da Bolívia.

Uma fumaça espessa emanava dos departamentos de Beni e Santa Cruz, na Bolívia, onde as florestas normalmente recebem menos chuva do que outras partes da bacia amazônica.

A fumaça fluía para o norte e se misturava com plumas de queimadas em florestas tropicais em estados do Brasil, como Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Mato Grosso.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *