
O Ministério da Saúde enviou mais 50 respiradores para o Amazonas nesta quarta-feira (30). Essa é a terceira remessa dos equipamentos, que agora chega a um total de 150. Eles serão serão utilizados na ampliação da oferta de novos leitos na rede pública do estado.
Os aparelhos estavam previstos para a ampliação de leitos, segundo o Plano de Contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), iniciado em novembro. O Ministerio da Saúde já havia enviado outros cem equipamentos.
Os novos respiradores serão repassados aos serviços de pronto atendimento (SPA) do São Raimundo, Coroado, Zona Sul, Danilo Corrêa, Chapot Prevost e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues.
Os demais equipamentos serão distribuídos aos hospitais e prontos-socorros da capital, após serm montados e calibrados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde do Amazonas.
Aumento por fases – O plano prevê o aumento da oferta de leitos clínicos e de UTI nas unidades hospitalares do Estado por fases. Nesta quarta-feira, o Hospital Delphina Aziz colocou em funcionamento mais dez leitos de UTI, chegando a 150 leitos desse tipo e mais 234 leitos clínicos.
Na terça-feira (29), o governador anunciou a abertura de 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos, para pacientes com Covid-19, no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).


