A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa de cogestão Umanizzare Gestão Prisional, reinaugurou, nesta sexta-feira (09), a cozinha do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM 1), localizado no km 08 da BR-174.
As obras contaram com a mão de obra de 15 reeducandos da unidade. Antes de iniciarem a construção e a ampliação da cozinha, os internos receberam cursos de qualificação profissional (voltados para a construção civil), que tiveram duração de um mês, colocando em prática os conhecimentos técnicos adquiridos.
Com a nova cozinha, a produção diária dos alimentos deve atingir a marca de oito mil refeições, permitindo que outras unidades também sejam atendidas.
O diretor do CDPM 1, Márcio Pinho, disse sentir orgulho dos reeducandos que prestam serviços dentro da unidade. “Hoje, temos 35 trabalhadores e não consigo movimentar a unidade sem vocês. Estamos oferecendo oportunidade e qualificação para quem quer mudar de vida”, disse.
O secretário da Seap, tenente-coronel Vinícius Almeida, destacou a criação dos projetos de ressocialização, como o “Trabalhando a Liberdade”, que visam incentivar o trabalho e a reinserção social dos apenados à sociedade. “O que nós estamos fazendo aqui hoje é dar oportunidade para que vocês (internos) tenham a possibilidade de buscar um novo caminho”, afirmou.
O interno Denilson Gonçalves elogiou a implantação dos projetos de ressocialização, pois, segundo ele, “são instrumentos para que vidas venham ser regeneradas”.
A solenidade teve a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Vara de Execuções Penais (VEP) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).