Portal Você Online

Sebrae Amazonas e Governo do Estado avançam na implantação da Sala do Empreendedor em Manaus

Espaço está previsto para funcionar em março e atenderá empreendedores no Shopping do Artesanato, onde fica o Sine Amazonas

O Sebrae Amazonas e o Governo do Estado avançaram no alinhamento para a implantação da Sala do Empreendedor, que funcionará na Casa do Trabalhador – Sine Amazonas, localizada na avenida Djalma Batista, nº 1018, em Manaus. A inauguração do espaço está prevista para março deste ano e tem como objetivo ampliar o acesso à informação, orientação e serviços para quem deseja empreender.

A iniciativa é resultado da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica firmado no dia 13 de outubro de 2025 entre o Sebrae-AM e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O acordo marca a implantação da primeira Sala do Empreendedor em parceria direta com o governo estadual e integra a estratégia do Sebrae-AM de fortalecer a rede de atendimento aos micros e pequenos empreendedores.

Como parte desse processo, na manhã desta terça-feira (27/01), foi realizada uma reunião de alinhamento com equipes técnicas do Sebrae-AM, envolvendo a Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) e a Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), além do Departamento de Artesanato e Economia Solidária (DAES) e do Núcleo de Empreendedorismo da Setemp. O encontro teve como foco alinhar fluxos, definir estratégias e preparar a atuação do novo espaço, que deverá operar de forma estruturada a partir de março de 2026.

O Sebrae-AM já mantém parceria com o Governo do Estado para a emissão da Carteira Nacional do Artesão nos municípios, iniciativa que contribui para a formalização e amplia o acesso desse público a políticas públicas.

Para a chefe do DAES da Setemp, Claudia Monteiro, a parceria fortalece as ações voltadas ao empreendedorismo na capital. “O Sebrae Amazonas é um parceiro nosso e a gente vislumbra o atendimento das pessoas aqui na capital, que é uma necessidade. A importância é poder fomentar o empreendedorismo. Essa parceria vem somar com as nossas prioridades, que é atender esse público que busca apoio para empreender. É fundamental ter a Sala do Empreendedor aqui na nossa secretaria”, destacou.

A coordenadora das Salas do Empreendedor de Manaus pelo Sebrae-AM, Márcia de Souza Lima, ressaltou que a nova unidade reforça a proximidade com o público atendido. “É muito importante estarmos fazendo essa parceria, porque estaremos cada vez mais próximos dos microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e artesãos devidamente registrados. Estar nesse local vai nos aproximar ainda mais de quem empreende”, afirmou.

A iniciativa se soma a outras parcerias já consolidadas pelo Sebrae-AM. Em Manaus, a primeira Sala do Empreendedor é gerida pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo, em parceria com a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), fortalecendo o apoio institucional aos pequenos negócios.

Resultados no estado

Em 2025, as Salas do Empreendedor do Amazonas realizaram 45.206 atendimentos, beneficiando 23.573 clientes e 12.338 empresas, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Atualmente, o estado conta com 62 Salas do Empreendedor implantadas, sendo 59 em funcionamento nos municípios, com atuação de 114 Agentes de Desenvolvimento (ADs).

A Sala do Empreendedor é resultado da parceria entre o Sebrae, prefeituras municipais e outras instituições públicas e privadas, em conformidade com a Lei Complementar nº 123/2006. O modelo foi desenvolvido para simplificar o ambiente de negócios e oferecer apoio técnico, orientação e acesso a serviços para quem deseja empreender ou fortalecer pequenos negócios no estado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *