Programa Flash Sebrae incentiva empreendedorismo e inovação na Amazônia ao capacitar novas startups da região

Com a finalidade de desenvolver e incentivar o ecossistema de startups na região amazônica, o programa Flash Sebrae atua como um acelerador de projetos de inovação e empreendedorismo que procuram solucionar problemas nos mais variados segmentos de negócios, desde aplicativos que facilitam a vida das pessoas como grandes sistemas operacionais de rede que gerenciam grandes empresas.
Segundo Fabíola Almeida, gestora do Projeto Flash Sebrae, em Manaus, é importante que se crie uma cultura de empreendedorismo e inovação para que cause grande impacto no dia a dia das pessoas e desenvolva novos segmentos econômicos.
“Temos hoje a possibilidade de alavancar o mercados das startups na região amazônica, por meio, de iniciativas como a do Projeto Flash Sebrae. Vemos um enorme potencial de crescimento e investimento para o estado, estimulando a criação de um modelo econômico viável que gere empregos e que possa movimentar a economia local. Almeida.
ressalta Fabíola

Projeto Flash Sebrae
Foto: Junior Matos / Freelancer
Apoiando Startups como a Trocados, I Home eIFit que oferecem soluções inovadoras para ao mercado, o Flash Sebrae assume o modelo industrial 4.0 que é a tendência atual no mercado mundial.
“Acreditamos que Investindo nas startups de inovação estamos incentivando uma nova mentalidade de emprego “estável”. Criar empresas de bases tecnológica e um modelo econômico viável em resposta ao antigo modo de se planejar para a vida é um salto que desafiamos os novos empreendedores”, explica a gestora do Sebrae-AM.
Para participar do programa é preciso que a startup já esteja em ideação tendo no mínimo uma equipe com noções de design thinking. Em setembro será lançado um edital para que novos projetos inovadores tenham a possibilidade de serem aceleradas.
As startups que passarem pela seleção terão treinamentos, capacitações, participação em eventos nacionais e missões técnicas subsidiadas em parte pelo Sebrae-AM.
“O programa oferece a oportunidade para as startups sejam inseridas no mercado econômico altamente competitivo, ensinando técnicas e ferramentas adequadas e exclusivas que muitas vezes só encontrariam em estados como São Paulo e Santa Catarina, além do investimento financeiro”, acrescenta Fabíola.
Atualmente o mercado das startups movimenta bilhões de dólares em todo o mundo com o desafio de um gerir modelos de negócios com baixo custo e alta potencialidade de crescimento.
MP das Startups
O segmento de startups brasileiras ganhou incentivos do Governo Federal para se desenvolver livre de entraves jurídico,em abril deste ano. A Medida Provisória 881/19 permite que novos modelos de negócios, produtos e serviços continuem em execução mesmo quando a legislação vigentes e tornar obsoleta por força de evolução tecnológica e sociocultural.
Sebrae Lab
No final de 2018, o Sebrae inaugurou o Sebrae Lab, espaço para criação, desenvolvimento e conexão de negócios inovadores. Entre os serviços ofertados, há atendimento especializado, consultorias, agendamento de eventos com instituições que queiram manter parceria com o espaço, entre outras atividades.