
Beneficiários de 55 municípios do Amazonas poderão sacar o Bolsa Família a partir do dia 18, independente do número do NIS. O governo federal e a Caixa anteciparão o pagamento em razão da forte estiagem que castiga a Amazônia.
A medida foi anunciada nesta semana pelo vice-presidente Geraldo Alckmin em visita a Manaus. Ao todo, cerca de 500 mil pessoas no Amazonas, no Acre e em Rondônia foram afetadas pela seca extrema.
O pagamento do Bolsa Família acontece nos últimos dez dias úteis de cada mês e os beneficiários realizam o saque de acordo com o número final do NIS. A retirada antecipada agora contempla beneficiários dos municípios amazoneneses que tiveram estado de emergência decretado pelo governado estadual. São eles:
- Alvarães,
- Amatura,
- Anamã,
- Anori,
- Atalaia do Norte,
- Autazes,
- Barreirinha,
- Benjamin Constant,
- Beruri,
- Boa Vista do Ramos,
- Boca do Acre,
- Borba,
- Caapiranga,
- Carauari,
- Careiro,
- Careiro da Várzea,
- Coari,
- Codajás,
- Eirunepé,
- Envira,
- Fonte Boa,
- Guajará,
- Humaitá,
- Ipixuna,
- Iranduba,
- Itacoatiara,
- Itamarati,
- Itapiranga,
- Japurá,
- Juruá,
- Jutaí,
- Manacapuru,
- Manaquiri,
- Manaus,
- Manicoré,
- Maraã,
- Maués,
- Nhamundá,
- Nova Olinda do Norte,
- Novo Airão,
- Novo Aripuanã,
- Parintins,
- Pauini,
- Rio Preto da Eva,
- Santo Antônio do Iça,
- Sao Paulo de Olivença,
- Sao Sebastiao do Uatumã,
- Silves,
- Tabatinga,
- Tapauá,
- Tefé,
- Tonantins,
- Uarini,
- Urucará
- Urucurituba.
As famílias que recebem o benefício em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem, sem necessidade de ir até uma agência.
Com ele, é possível fazer saques nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.
Com o cartão de débito virtual do Caixa Tem também é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, por meio de maquininhas de cartão.
O beneficiário ainda tem a opção de fazer transferências por PIX, além de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
Já com o cartão do programa Bolsa Família é possível receber o benefício nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Caso o beneficiário não possua o cartão, os valores podem ser sacados nas agências da Caixa, com a apresentação de documento de identificação com foto.