Portal Você Online

Secretário de Comunicação de Manaus registra B.O por crime cibernético

Secretario Israel Conte registrou boletim de ocorrência. Dias atrás o prefeito, Davi Almeida, também foi alvo

O secretário de Comunicação de Manaus (Semcom), jornalista Israel Conte, divulgou nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (20), que registrou Boletim de Ocorrência (B.O) por crime cibernético. Segundo ele, um vídeo apócrifo o acusa de favorecer portais de Parintins.

O vídeo alega que esses portais, pertencentes a uma única pessoa, estariam sendo beneficiados com recursos de Manaus. As acusações são graves e levaram o Secretário a buscar amparo na lei para esclarecer a situação.

Em pronunciamento nas redes sociais, Conte falou do caso e disse que registrou um B.O na Polícia Civil para investigar o caso.

Registrei um Boletim de Ocorrência na delegacia que apura crimes cibernéticos. A polícia vai certamente chegar rápido a quem atentou contra a minha honra. Ele também responderá na Justiça pelas ameaças e chantagens que vêm fazendo. Os porões da internet têm sido usados pelos covardes e inescrupulosos, mas não existe anonimato e os criminosos sempre são desmascarados“, disse.

Caso Davi Almeida

No dia 17 de janeiro deste ano, a secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom) distribuiu nota informando que o prefeito David Almeida, foi alvo de um ataque na internet, com uso do Google, o maior buscador da web.

As buscas pelo nome do prefeito levavam a um conteúdo criado pelos criminosos (backlink), em que ele é identificado como ex-prefeito de Manaus.

O uso de automação simultânea impulsionou o conteúdo, que tenta ligar o prefeito a um caso já desmentido desde as eleições de 2020, quando David Almeida se sagrou vitorioso, eleito pela maioria da população como prefeito da capital amazonense.

A manipulação, identificada a partir do Google e denunciada à plataforma.

A Procuradoria Geral do Município (PGM) adotou medidas legais para identificar os autores e exigiu da plataforma a remoção de resultados de buscas intencionalmente potencializadas, para surgirem entre as primeiras no ranking do Google.

Na véspera do Natal passado, um áudio fraudulento, com uso de Inteligência Artificial (IA), foi veiculado em grupos de whatsapp, com o intuito de denegrir a imagem do prefeito.

A investida criminosa foi imediatamente denunciada por David Almeida à Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, que instaurou inquérito e investiga o caso.

Neste fim de semana, o Jornal O Globo destacou o episódio como um dos primeiros de fake news a utilizar IA contra gestores nas vésperas do processo eleitoral de 2024.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *