
O secretario de Saúde do Amazonas, médico Anoar Samad ,entregou o cargo ao governador Wilson Lima, no início da manhã desta terça-feira (19). Na carta de demissão, ele alega motivos particulares, mas Samad não suportou a pressão na gestão da Saúde do Estado, que é alvo de fiscalização dos órgãos de controle por falta de pagamento dos médicos, enfermeiros, empresas prestadoras de serviços terceirizadas e falta de medicamentos nas unidades. A última denúncia grave contra a administração pública foi a falta de leitos, no Hospital João Lúcio na zona Leste de Manaus, que estava usando macas da ambulâncias do Samu para acomodar pacientes.
Na segunda quinzena de fevereiro, o governador chegou a sentar na mesa de negociações para o pagamento de empresas médicas e saldar dívidas de outubro e novembro do ano passado. O governo amazonense também chegou a publicar um edital para a contração de novos médicos, mas voltou atrás.
Quem assume no lugar de Samad é a servidora de carreira da Secretaria de Saúde, enfermeira Nayara Maksoud. Ela faz parte dos quadros da SES-AM desde 2005 e já tem experiência como secretária Executiva Adjunta de Política de Saúde entre 2019 e 2022. Também foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.
Entre outras pendências, Maksoud herda uma dívida de R$ 81,5 milhões de faturas de 2023 com 13 empresas prestadoras de serviços de enfermagem para pagamentos de salários atrasados de 4.496 enfermeiros da rede pública de saúde do Estado.
Segundo nota enviada pela Secretaria de Comunicação do governo, “a nova secretária tem como missão dar continuidade ao trabalho de fortalecimento e modernização da rede estadual de Saúde que tem sido realizado desde 2019, com a ampliação dos serviços de média e alta complexidade ofertados à população, tanto da capital, quanto do interior do estado, garantindo o direito à Saúde de qualidade”.
Wilson Lima agradeceu a Samad pelo trabalho à frente da SES. Como secretário, ele implantou UTIs no interior e iniciou a realização de transplantes renais e de implantes coclear, além da entrega de novos Caics +Especialidades.