A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) Escolar, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), abriu nesta terça-feira (2), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) de professores. Os candidatos têm até o próximo dia 6 para inscrição on-line no portal www.concursoscopec.com.br.
Os editais de n° 01 (Ensino Regular, Especial, Mediado por Tecnologia e Sistema Prisional) e de nº 02 (Ensino Indígena) disponibilizam mais de 3,6 mil vagas para professores, com carga horária de até 40 horas, que atuarão nas escolas da rede estadual, da capital e do interior, no ano letivo de 2024.
De acordo com a presidente da Comissão do PSS 2024, Marilene Remigio, nas primeiras horas de abertura do processo, foram realizadas mais de três mil inscrições simultâneas, o que gerou lentidão no sistema, porém, normalizado ainda no período da manhã.
“Tivemos muitos acessos ao mesmo tempo, e agora o sistema está funcionando normalmente”, afirmou a presidente.
O Processo Seletivo Simplificado 2024 (PSS/2024) por município, comunidade e sistema prisional é executado pelo Cetam, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Copec).
As inscrições para o PSS devem ser realizadas pelo portal oficial da instituição. Os editais constando o regulamento completo podem ser acessados, por meio do portal da Secretaria de Educação, http://www.seduc.am.gov.br/.
Interior em foco
Ao todo, serão disponibilizadas 3.658 mil vagas, sendo 3.479 para o interior do estado e 179 para a capital. Marilene Remigio destacou que a maior demanda de vagas é para o interior pois, grande parte das vagas, na capital, foram preenchidas pelos candidatos nomeados nos anos de 2020, 2021 e 2022 oriundos do concurso público de 2018
“Nesse sentido, também temos o edital de n° 02, que contempla apenas o Ensino Indígena, nas comunidades do interior do estado, exaltando essa demanda”, destacou a presidente da Comissão do PSS 2024.
Processo
O resultado final da análise do certame homologará os candidatos classificados em até 25 vezes o número de vagas ofertadas por disciplina, criando um cadastro de reserva para futura contratação temporária, a fim de preencher a demanda de vagas nas escolas estaduais em todo o Amazonas.
O resultado e a homologação final, seguem o cronograma especificado nos editais. Em 2023, mais de 1,1 mil novos profissionais da educação integraram a rede estadual do Amazonas por concurso público e PSS.
.