
Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Beruri anunciou oficialmente a morte de Kesia Moura Lima, 16 anos, marcando a segunda vítima confirmada em decorrencia do deslizamento de terra ocorrido na noite de sábado (30), na Vila do Arumã no interior do Amazonas.
A primeira vítima identificada no domingo, era um menino de sete anos de idade. Kesia era irmã da criança e só foi achada hoje sem vida pelo corpo de bombeiros que trabalha no local. O corpo dela foi achado durante as buscas no rio.
Até o momento, três pessoas permanecem desaparecidos, enquanto cerca de 200 pessoas foram deslocadas de suas residências devido ao incidente. Além disso, dez outras pessoas sofreram ferimentos no acidente.
A administração municipal de Beruri informou que divulgará mais detalhes ao longo do dia.
Destruição
A comunidade rural pertence ao município de Beruri, que fica a 173 quilômetros de Manaus, e “sumiu do mapa” depois de ser afetada pelo deslizamento, que foi causado pelo fenômeno “terras caídas”, que acontece principalmente no período de seca dos rios no estado.
As “terras caídas” ocorrem quando a água atua sobre as margens dos rios, causando erosão e abrindo extensas “cavernas subterrâneas”, até que uma ruptura provoque a queda do terreno, que é tragado pelas águas.