
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em reunião no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com representantes dos órgãos das esferas estaduais, municipais e federais, assinaram nesta quinta-feira (4), as Portarias Conjuntas N° 001/2024 e Nº 002/2024 que determinam os critérios para a realização do carnaval e de grandes eventos.
Entre as regras que irão vigorar a presença de crianças e adolescentes. Duas portarias limitam a participação de menos de idade em alguns eventos, principalmente no desfile das escolas de samba, onde ficou proibida a participação.
PM vão dizer locais que poderão receber público
Além disso, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), assinou duas portarias conjuntas com diversos órgãos municipais, estaduais e também do Poder Judiciário que permite que a Polícia Militar passe a decider sobre os locais que poderão receber ou não, grandes eventos na capital.
Além da SSP-AM e do JIJI, também assinaram as Portarias representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), das secretarias de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas), de Estado de Saúde (Ses) e da Fundação de Vigilância em Saúde.
Pelo município assinaram o documento, representantes do Centro de Cooperação da Cidade de Manaus, do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal, de Finanças e Tecnologia da Informação, de Limpeza Pública (Semulsp), de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Vigilância Sanitária Municipal, e da Amazonas Energia S/A.