
O “#SouManaus Passo a Paço 2025” começou, que começou nesta sexta-feira (5), no Centro Histórico, e segue até domingo (7), teve um forte esquema de segurança. A operação envolve a Guarda Municipal de Manaus, a Polícia Militar, incluindo a atuação especializada da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e a segurança privada Sioux, que dá apoio nas áreas de acesso e monitoramento.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, ressaltou a presença da Guarda Municipal no evento com o maior efetivo já reunido pela corporação num único event.
“São mais de 450 guardas aqui presentes, desde guardas servidores até mais de 150 alunos do curso de formação. Ano passado, já foi um sucesso, com pouquíssimas ocorrências, e a expectativa é de que este ano seja da mesma forma. Ampliamos o número de servidores, ampliamos o raio de segurança e instalamos mais dois pontos de triagem, onde não é permitido acesso com instrumentos perfurocortantes ou vidro, por exemplo. Tem tudo para ser um evento muito seguro para a população vir usufruir com certeza”, afirmou.
Já a PM também reforçou sua presença em diferentes frentes. O major Jackson Ribeiro, responsável pela operação no evento, destacou o empenho integrado.
“A Polícia Militar está presente aqui no #SouManaus em apoio à Prefeitura de Manaus para trazer segurança para todo o público e todos os brincantes. Estamos com mais de 200 policiais militares do policiamento convencional e especializado. Também temos lancha fazendo patrulhamento na área fluvial, próximo ao evento, além do policiamento turístico, de trânsito, de ciclo e patrulha. O objetivo é fazer com que este público, estimado em mais de 200 mil pessoas, possa aproveitar o evento em segurança e voltar para casa em segurança também”, afirmou.
Além dos efetivos em campo, o planejamento de segurança inclui câmeras de monitoramento em tempo real e pontos de apoio para atendimento ao público.
Com essa estrutura, a Prefeitura de Manaus garante não apenas a realização de um dos maiores eventos culturais gratuitos do Brasil, mas também a tranquilidade dos participantes, reforçando o compromisso com a ordem pública e a valorização do centro histórico.