Em 2025, o número de mulheres alcançadas pelos cursos de qualificação profissional aumentou em 33,9%.

Em 2025, a secretaria ampliou em 33,9% o número de mulheres capacitadas, saindo de 280 para 375, oferecendo cursos que promovem autonomia financeira, autoestima e oportunidades de empreender, abrangendo áreas como maquiagem, padaria artesanal, cosméticos artesanais, tranças e penteados, cutilagem, inclusão digital e outras formações. Além de ações voltadas à escolarização, que possibilitaram a certificação às mulheres, nos níveis de ensino fundamental e médio.
Os cursos são oferecidos pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEMP/Sejusc), por meio da Coordenação de Promoção da Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica (Cpimt).
Maris Brito, uma das mulheres qualificadas pelos cursos, descreve a importância. “Foi um curso que mudou minha vida. Me tornou empreendedora, me deu autonomia financeira e me reconectou com o meu autocuidado”, comenta.
Para saber mais sobre os cursos e demais serviços e equipamentos de proteção oferecidos pela SEPM, o acesso é pelo site sejusc.am.gov.br/mulheres/ e pelos canais da Sejusc Mulher (92) 98484-2207 ou (92) 98484-2172. A SEPM está localizada na rua Bento Maciel, nº 2, Conjunto Celetramazon, bairro Adrianópolis.


