Portal Você Online

Selo Ouro: Check Up Hospital na lista das melhores UTIs do Brasil

O “Projeto UTIs Brasileiras – Registro Nacional de Terapia Intensiva” divulgou nesta semana uma relação inédita com as melhores UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do país

Serviços - Check Up Hospital

O Check Up Hospital, referência em serviços médicos em Manaus e região Norte, foi integrado esta semana na lista de Melhores UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) do Brasil. Junto a renomadas instituições de saúde do país, ele foi certificado com o Selo Ouro de melhor performance no segmento.

Mais de 700 hospitais com UTIs participaram da avaliação, um total de 50% das unidades – somente o Check Up Hospital e outras 134receberam a certificação, o equivalente a 19% dos avaliados.

O “Projeto UTIs Brasileiras” tem como meta principal melhorar os cuidados e a segurança dos pacientes em todo o País, por meio de indicadores de qualidade e desempenho na gestão de UTIs para adultos e pediátricas.

Ele tornou-se o maior registro epidemiológico de UTIs do mundo e busca aprimorar a qualidade da Medicina Intensiva e a Segurança dos Pacientes na gestão de UTIs para adultos, jovens e crianças de todo o País.

O selo “UTI Top Performer” faz parte do “Projeto UTIs Brasileiras”, que analisa indicadores de qualidade, segurança dos pacientes e desempenho na gestão das UTIs nacionais. A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) também apoia a iniciativa.

“Sempre buscamos a excelência e a perfeição no atendimento aos pacientes. Esse certificado mostra que a Segurança dos Pacientes é a nossa prioridade”, afirma o coordenador da UTI do Check Up Hospital, o Anfremon D’Amazonas.

Para Anfremon, o resultado reflete principalmente na saúde e recuperação dos pacientes. “O conceito é medir para melhorar, visando sempre evitar a morte de pacientes. Nosso objetivo é tornar nossa UTI cada vez mais segura”.

Ainda segundo ele, o Check Up tem uma equipe muito coesa, que se comunica bem, proporcionando um atendimento mais personalizado e específico para os pacientes.

“Olhamos para cada um individualmente e de forma muito humanizada”, explica o coordenador da UTI do hospital da capital amazonense.

Com a coleta de dados, a organização das informações e as sugestões de melhorias na gestão das UTIs e na Segurança dos Pacientes, o “Projeto UTIs Brasileiras” tem a meta de melhorar continuamente os serviços de Medicina Intensiva no Brasil e propor inovações.

Além disso, o projeto orienta gestores e a formulação de políticas de saúde pública, reduzindo as chances de complicações. A lista divulgada não é um ranking, mas sim uma relação dos hospitais contemplados com o reconhecimento.

Coleta de informações

O Check Up Hospital trabalha com pilares de qualidade bem definidos que norteiam os serviços de UTI: infraestrutura completa de leitos e equipamentos, equipe multidisciplinar alinhada, foco na segurança dos pacientes e atendimento humanizado.

“Com os dados compilados para a certificação, conseguimos avaliar dados demográficos, quais são os diagnósticos mais frequentes, como melhorar a qualidade do atendimento, entre outras informações extremamente importantes”, afirma Anfremon.

Para finalizar, ele diz que o reconhecimento mostra a qualidade e a seriedade do trabalho: “A excelência, a humanização e o cuidado com o paciente fazem parte da nossa cultura”.

O que é o Projeto UTIs Brasileiras

Criado em 2010, o estudo tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Brasil, compartilhar informações úteis e orientar políticas públicas de saúde, além de estratégias do setor.

A coleta e a organização dos dados auxiliam no aprimoramento dos processos terapêuticos e servem de apoio para a tomada de decisões das diretorias. A Associação de Medicina Intensiva (AMIB) incentiva os hospitais a aderirem ao projeto.

O “Projeto UTIs Brasileiras” classifica os hospitais em três níveis (melhor desempenho, médio e pior). Os dois parâmetros avaliados são: 1- Mortalidade hospitalar de acordo com a gravidade e 2- Utilização de recursos, também relacionada à gravidade do paciente.

Os hospitais certificados têm UTIs que trabalham com qualidade e gerenciam indicadores para obter os melhores resultados, lembrando sempre que os focos principais devem ser a segurança e a vida dos pacientes.

Sobre o Check Up Hospital

Referência em cardiologia, hemodinâmica e assistência médica, o Check Up Hospital conta atualmente com 30 leitos de internação, uma UTI humanizada e um centro cirúrgico capaz de realizar procedimentos altamente complexos.
Além disso, o hospital fundado há mais de 38 anos tem atendimento de emergência 24 horas e um laboratório de Análises Clínicas que funciona 7 dias por semana.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *