Portal Você Online

Sem leitos, pessoas estão morrendo nas ambulâncias, diz médico

Em vídeo publicado nas redes sociais profissional do Samu expõe a situação e pede para que as pessoas respeitem o distanciamento social e fiquem em casa

Pacientes estão morrendo nas ambulâncias', diz médico sobre crise na Bahia  | SUPER NOTICIA

O sistema de saúde da Bahia está pressionado pelo grande número de novos casos e internações, com pacientes recebendo atendimento hospitalar dentro das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação crítica foi exposta por um médico, que revelou a morte de pessoas dentro nos veículos enquanto aguardam uma vaga nos hospitais.

O médico do Samu, Pedro Julião, gravou vídeo onde fala que os pacientes estão sendo atendidos nas ambulâncias, mas, muitas vezes, não sobrevivem (veja o vídeo).

Julião diz que está há cerca de seis horas com um paciente dentro do carro esperando uma vaga em um hospital. “Estamos desde as 3 horas da tarde com um paciente dentro da ambulância, com desconforto respiratório, fazendo uso de oxigênio suplementar e máscara não reinalante”, disse.

“Não duvide que, hoje, nós não temos vagas para as pessoas nos hospitais e muitas delas (os pacientes) estão falecendo nas ambulâncias e portas das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, afirma ele no vídeo postado nas redes sociais.

“Salvador (capital da Bahia) não tem vaga para a gente levar os pacientes. O que eu quero dizer com isso? Por favor, entendam: a situação é gravíssima! Nós chegamos no limite da ocupação dos leitos”, completou.

O médico pediu para a população seguir o lockdown para evitar a transmissão do vírus. “Sabemos que hoje a necessidade do isolamento social é muito importante. (…) As decisões do governo do estado e da prefeitura em ter esse perfil de isolamento social, lockdown, toque de recolher”.

O prefeito da capital, Bruno Reis (DEM), alertou para um possível colapso no sistema de saúde da cidade.

“Estamos no limite dos respiradores. A população precisa se conscientizar e adotar medidas de proteção ou o colapso pode acontecer nas próximas horas. Amanhã, vamos inaugurar uma nova tenda, com dez leitos, ao lado da UPA dos Barris, estamos ampliando o número de leitos no Hospital Salvador, e vamos inaugurar um hospital de campanha em Itapuã. Depois disso, não há perspectiva de criação de novos leitos em curto prazo”, afirmou o prefeito durante a coletiva de imprensa.

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), chegou a registrar 5.985 novos casos de Covid-19 em 24 horas. No total, o estado já confirmou 706.375 pessoas contaminadas pela doença e 12.353 mortes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *