
Dança, música, teatro e canto foram algumas das atividades contempladas na abertura da Semana das Artes do Liceu 2023, iniciada nesta segunda-feira (14).
Alunos, professores e o público em geral participaram da iniciativa que traz uma agenda de apresentações na sede da escola de artes do Governo do Estado, no Sambódromo.
Até o próximo dia 18, das 8h às 20h, espetáculos dos mais diversos cursos acontecem nas salas e na área externa do centro de convenções, além de oficinas e workshops. A entrada do público é gratuita.
A aula aberta da Orquestra Mirim, curso que iniciou em março deste ano, foi uma das atividades de maior demanda na plateia. Crianças de 5 a 10 anos participaram pela primeira vez de uma apresentação pública.
Segundo o professor Gustavo Medina, o curso é uma combinação dos instrumentos e a abordagem no processo de ensino, para crianças que iniciam do zero na área musical.
A mostra de abertura teve, ainda, apresentações do curso de violão em diversos formatos, quartetos, solos e a participação da Orquestra de Violões do Amazonas.
Ocupando uma vaga no nível intermediário, há dois anos, Carlos Emanuel se dedica ao curso, e traça planos para o futuro.
O professor de violão, Benjamin Prestes, endossa a importância da iniciativa, resgatando a experiência de quem já esteve do outro lado, sendo aluno do Liceu.
Programação
A Semana das Artes do Liceu 2023 comemora o aniversário de 25 anos da escola de artes do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Além das apresentações, a sede irá receber oficinas, exposições interativas, vivências, aulas experimentais e mais 18 oficinas em diferentes áreas, que incluem ilustração com nanquim, maquiagem artística, trompete, danças urbanas, desenho, perucaria, entre outros workshops.
O público pode participar das atividades, mediante inscrições gratuitas pelo Portal da Cultura (@cultura.am.gov.br), disponível na Agenda.
Dentro da programação, a quarta-feira (16) será reservada ao espetáculo “Musicais Inesquecíveis”, às 20h, no Teatro Amazonas. Portanto, neste dia, não haverá programação no Sambódromo.
O musical, executado pela Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do Liceu, tem a regência de Elena Koynova, duração de uma hora e entrada gratuita.


