Portal Você Online

Semsa aplicou antirrábica 288 mil animais; onde vacinar em Manaus

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, da Prefeitura de Manaus, terminou no dia (29) com mais de 288 mil animais imunizados. A última etapa da estratégia, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, ocorreu de outubro a dezembro do ano passado, com a oferta da vacinação em domicílio e em pontos fixos, em toda a zona urbana.

Ao todo, as equipes do CCZ Manaus imunizaram 205.305 cães e 83.431 gatos, totalizando 288.736 animais, nas três etapas da campanha: urbana, rural terrestre e fluvial. O resultado superou a meta definida pelo Ministério da Saúde, que era de alcançar 202.400 cães e 80 mil gatos imunizados, somando 282.400 animais.

O chefe do Núcleo de Controle Populacional Animal do CCZ Manaus, médico veterinário Thulio Rocha, responsável pela coordenação da campanha municipal, ressalta que a vacinação de cães e gatos contra a raiva continua sendo ofertada durante as ações regulares conduzidas pelo CCZ, bem como na sede do centro, na avenida Brasil, ao lado do Caic do bairro Compensa, onde o serviço de imunização é disponibilizado durante todo o ano.

“Os tutores podem trazer seus animais ao CCZ de segunda a sexta-feira, em dias úteis, sempre das 8h às 15h. A vacina é gratuita, e não é necessário agendar antes nem apresentar qualquer documento para acesso ao serviço”, informa o veterinário, lembrando que a vacinação é anual e obrigatória para cães e gatos saudáveis, a partir dos 3 meses de idade.

Intensificação

A campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva é realizada anualmente, como parte das estratégias da Semsa para controle e erradicação da raiva humana e animal, promovendo a intensificação da vacinação de cães e gatos com a oferta do serviço de casa em casa. Rodrigo Araújo enfatiza o papel essencial da estratégia, relatando que Manaus não tem registro de casos da doença em humanos há 40 anos.

Zoonose

A raiva é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, capaz de afetar qualquer mamífero, inclusive os seres humanos. A doença pode ser transmitida às pessoas por meio da saliva de animais infectados, a partir de arranhões, mordidas ou lambidas. Animais domésticos, cães e gatos, e animais silvestres, principalmente macacos e morcegos, são os principais transmissores da doença.

A zoonose atinge o sistema nervoso de pessoas e animais infectados, causando encefalite aguda e progressiva. “Infelizmente, a raiva ainda é uma doença letal, levando a óbito em quase 100% dos casos, após o início dos sintomas”, assinala Rodrigo Araújo.

Em casos de ataques por cães, gatos ou animais silvestres, o gerente do CCZ orienta que a pessoa primeiramente lave o ferimento com água e sabão, e em seguida busque uma unidade básica para orientações. Caso necessário, ela será encaminhada para tratamento de profilaxia, em uma das unidades de referência da Semsa para atendimento antirrábico humano.

Para mais informações e dúvidas sobre a vacinação antirrábica animal e outros serviços ofertados pelo CCZ Manaus, a população pode entrar em contato com o centro, por meio do Whatsapp, nos números (92) 98842-8359 e 98842-8484.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *