
A Prefeitura de Manaus informa que a vacinação de adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 19 anos não imunizados contra o papilomavírus humano (HPV) foi prorrogada até o primeiro semestre de 2026, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
Com a prorrogação, a estratégia para resgate das pessoas não vacinadas de 15 a 19 anos prosseguirá até a Campanha de Vacinação nas Escolas do próximo ano, prevista para ocorrer no primeiro semestre.
A vacina contra o HPV é ofertada regularmente para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, dentro do Calendário Nacional de Vacinação.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, aponta que a prorrogação visa ampliar o alcance da vacinação entre adolescentes e jovens que nunca receberam qualquer dose contra o HPV.
Em Manaus, informa a gestora, foram aplicadas 3.714 doses do imunizante pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos, sendo 1.416 do sexo feminino e 2.298 do sexo masculino, segundo dados do Ministério da Saúde.
A estratégia contra o HPV foi ampliada para o público de 15 a 19 anos em abril deste ano, com a oferta de doses nas salas da rede municipal, além da vacinação em escolas e faculdades, busca ativa nos territórios e ações de imunização em áreas de vazio assistencial.
“Vamos intensificar essas ações nos próximos meses, principalmente a partir do próximo ano letivo, para fortalecer as coberturas vacinais no município”, antecipa a gerente de Imunização da Semsa.
Oferta
Isabel Hernandes assinala que a vacina contra o HPV está disponível em 176 salas gerenciadas pela Semsa Manaus, distribuídas em todas as zonas geográficas do município.
“Quem estuda o dia todo pode buscar uma das unidades de horário ampliado da rede básica, que funcionam até as 20h, nos dias úteis, e também aos sábados, pela manhã”. Além disso, duas Unidades de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, na zona Norte; e a Leonor de Freitas, na zona Oeste, funcionam todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, das 8h às 18h.
A lista completa de salas de vacina, com endereços e horários de atendimento, pode ser consultada pelo link bit.ly/SalasVacina. Para receber a dose, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional do SUS, e cartão de vacinação.
A gerente de Imunização relata que, desde o ano passado, a vacina contra o HPV passou a ser aplicada em esquema de dose única, em lugar do esquema anterior de duas doses. “É uma vacina segura e eficaz, além de essencial para prevenir o câncer do colo do útero e outras doenças causadas pelo vírus”, enfatiza.
O imunizante é ofertado ainda a usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), pessoas com HIV, vítimas de violência sexual, pacientes oncológicos e transplantados, com até 45 anos de idade, em esquema vacinal de três doses.
Infecção
A infecção pelo HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST) e pode afetar pele e mucosas do corpo humano, causando verrugas genitais e orais, sendo alguns subtipos do vírus associados a tumores malignos, como os cânceres de colo do útero, pênis e boca.
A vacinação é a principal forma de prevenção da infecção pelo HPV e das doenças relacionadas ao vírus, principalmente quando combinada com o uso de preservativos


