Lista aponta os parlamentares mais influentes no Legislativo. O líder do MDB, senador Eduardo Braga, figura pelo 13º ano consecutivo entre os nomes selecionados

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) foi escolhido uma das “100 Cabeças do Congresso Nacional” na lista 2025 divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O líder do MDB figura pelo 13º ano consecutivo entre os nomes selecionados, o que consolida sua influência e posição de liderança.
A lista, elaborada pelo DIAP desde os tempos da Assembleia Nacional Constituinte (1987/1988), aponta os parlamentares mais influentes do Legislativo e destaca quem se diferencia pela “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade” ou “facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisões”.
Conforme analistas do DIAP, Eduardo Braga tem características específicas que se sobressaem: como seu modo de articulação e a influência na construção dos debates. Sua posição de líder do MDB, um dos principais partidos do Congresso, e a atuação como relator de projetos de lei de grande relevância nacional, como a Reforma Tributária, justificaram sua nomeação à lista.
A edição 2025 da lista “100 Cabeças do Congresso Nacional” é composta por 30 senadores e 70 deputados federais. A pesquisa considera apenas os parlamentares em efetivo exercício do mandato, que se estende da posse em janeiro de 2023 até junho de 2025, excluindo aqueles que estão licenciados ou ocupando cargos fora do parlamento.