Portal Você Online

Senadores criticam MPF amazonense sobre produção de potássio em Autazes

“O Ministério Público é inimigo do Brasil”, disse o senador Zequinha Marinho, do Pará

Uma audiência pública realizada na última terça-feira (21) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado – assista sessão completa – discutiu o potencial e os entraves da exploração de potássio no Brasil. Os senadores fizeram duras críticas ao Ministério Público Federal por conta do impasse acerca da liberação da licença para a execução do projeto, que pode tirar o Brasil da dependência de importação de fertilizante.

A audiência foi solicitada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), ex-ministra da Agricultura.

“As discussões são saudáveis, que o meio ambiente precisa ser preservado, que a cultura indígena precisa ser preservada, mas tudo isso dentro de um bom senso, e hoje a gente vê em muitos casos, infelizmente, esse ativismo permeando uma série de atividades por todo o nosso país. E, a gente fica muito preocupado que o Brasil continua sendo um país de oportunidades, mas que faz questão de perder essas oportunidades. Eu nem sabia dessa nova liminar do dia 15, à tarde, que de manhã já tava feita sem ouvir nenhum dos participantes”, ressaltou a senadora, se referindo a última decisão da Juíza Federal Jaiza Fraxe, do Amazonas, que barrou o licenciamento da empresa em um processo que tramitou em menos de 24 horas, durante um feriado, quando não houve expediente e fora do horário regular da Justiça Federal no Amazonas.

Ainda segundo a senadora, além disso, as partes não foram ouvidas, o que feriu o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) acompanhou o discurso da sua colega de parlamento e criticou duramente o Ministério Público.

“O Ministério Público, grande parte da turma está saindo da universidade contaminada politicamente e vai assumir suas funções no interior pra colocar em pauta aquilo que levou da universidade, não o compromisso de servir à sociedade. O Ministério Público é inimigo do Brasil, lamentavelmente, não tem compromisso com ninguém, tem compromissos políticos”, afirmou o senador.

Outros senadores também participaram da audiência e a opinião foi unânime em relação ao entrave que se encontra hoje a exploração do potássio no Amazonas. Todos as declarações estão disponíveis no portal do senado federal. – veja abaixo a sessão completa.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *