Portal Você Online

Sepror profissionaliza mais de 400 produtores rurais no primeiro trimestre

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), profissionalizou, neste primeiro trimestre de 2025, mais de 400 produtores rurais do município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), e da zona rural de Manaus.

O secretário da Sepror, Daniel Borges, destacou que o Governo do Estado vem investindo na qualificação de produtores rurais em municípios que possuem potencial produtivo no setor primário. Segundo ele, a meta é ampliar o número de produtores rurais atendidos, comparado ao ano de 2024, que foi de 6,8 mil produtores em 19 municípios.

Os cursos são coordenados pelo Departamento Pedagógico da Sepror, voltadas aos segmentos da agricultura, pesca, pecuária, piscicultura, empreendedorismo e extrativismo.

Neste primeiro trimestre os cursos abrangeram temas como Gestão Administrativas nas Organizações, Horta Caseira, Compostagem e Produção de Biofertilizantes, Avicultura, Combate ao Agrotóxico, Meliponicultura, Introdução à Piscicultura e Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.

“Aos participantes, a experiência tem sido transformadora”, ressalta Eliete Guedes, agricultora da Comunidade Igarapé da Esperança, localizada na BR-174, KM 26, zona rural de Manaus. Ela relata que os conhecimentos adquiridos nos cursos de horta caseira, avicultura e a compostagem familiar, ajudaram a melhorar a qualidade e a comercialização de seus produtos.

“Foram muitos aprendizados que atualmente estou aplicando em minhas produções, agregando valor e produzindo alimentos de qualidade. Espero que nossa comunidade possa receber novos cursos de profissionalização. Isso muda a vida do produtor rural”, destacou Eliete.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *