
O Amazonas FC segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro – Série B após 13 rodadas. Para quem viu o clube chegar a sonhar com acesso em sua primeira temporada, vê-lo entre os quatro últimos pode causar certa preocupação, mas a atual campanha não é muito diferente da que foi construída inicialmente em 2024.
Nas primeiras 14 rodadas da Série B 2024, o Amazonas somou 16 pontos, na 17ª colocação. CRB, Chapecoense, Ponte Preta, Botafogo-SP e Paysandu estavam logo a frente, todos com 17 pontos. Foi apenas a partir da 15ª rodada, quando venceu o Botafogo-SP por 1 a 0, fora de casa, que o clube aurinegro deixou o Z4 e iniciou sua ‘campanha de segurança’, fazendo valer o fator casa para subir na tabela.
Já em sua segunda participação na Série B, a Onça-pintada ocupa o mesmo 17° lugar, com 13 pontos, mas com uma rodada a menos (13). No próximo domingo (29), às 18h (horário de Manaus), o clube aurinegro vai até o estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, o Jorjão, para enfrentar o Novorizontino, buscando sair da zona de rebaixamento e igualar o desempenho da temporada anterior.
Para isso, a equipe comandada pelo técnico Guilherme Alves precisa conquistar aquela que seria sua primeira vitória fora de casa, igualando os 16 pontos nas 14 primeiras rodadas de 2024. Quando se enfrentaram no ano passado, o clube amazonense somou uma vitória e um empate. Na igualdade por 1 a 1, fora de casa, houve muita reclamação – e com razão – do Amazonas, pois o gol de empate do Novorizontino surgiu em um escanteio mal marcado.
Atualmente, o Novorizontino é o vice-líder da Série B, somando 25 pontos – apenas 1 a menos em relação ao líder Goiás. O Tigre do Vale vinha em uma excelente sequência, com cinco vitórias consecutivas, mas na última rodada, acabou derrotado pelo Operário-PR, por 2 a 0. Uma vitória diante do Amazonas pode colocar a equipe na liderança da competição, caso o Goiás não vença a Chapecoense-SC fora de casa – no mesmo dia e horário.