Governo do Estado já concedeu 40% de reajustes salariais em 2019
Após a provação nesta sexta-feira (12) do projeto do Governo do Estado que fixa teto de gastos para adequar despesa e receita nas contas estaduais, o que vai permitir à administração estadual voltar a cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e retomar pagamento de datas-bases de servidores públicos, os serviços públicos podem entrar em colapso.
Leia também: Assembleia aprova projeto que fixa teto de gastos e suspende reajustes de servidores até 2021 https://portalnahora.com/assembleia-aprova-projeto-que-fixa-teto-de-gastos-e-suspende-reajustes-de-servidores-ate-2021/
As lideranças das categorias que integram a segurança, a saúde, a educação e demais setores, se articulam para uma greve geral, nesta segunda feira, (15), para pressionar o Governo a voltar atrás.
Governo do Estado já concedeu 40% de reajustes salariais em 2019
O Governo do Amazonas já concedeu cerca de 40% de reajustes salariais para os profissionais de educação, saúde e segurança pública somente neste ano de 2019. Os profissionais da educação receberam perto de 15% de aumento; os policiais militares receberam perto de 16% e os profissionais da saúde tiveram ganhos de cerca de 10%.
Nenhuma conquista salarial, que estava garantida em lei, será retirada. Os pagamentos de reajuste elevaram os gastos com folha de pessoal para 53%, o que coloca o Amazonas em situação de risco fiscal.
O pacote de contenção de despesas aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, segundo o Governo do Estado, vai preparar o Amazonas para o saneamento financeiro que é necessário.