
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano 2025, com o tema “Doação de Leite Humano: Um gesto humanitário que alimenta esperança”.
A rede coordenada pela SES-AM conta com três bancos de leite em Manaus e 20 postos de coleta no interior, em municípios como Parintins, Borba e Tefé. De acordo com a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, somente nos primeiros cinco meses de 2025, 327 litros foram doados, beneficiando, em média, 60 bebês por dia.
A programação da campanha segue até o final de maio, com palestras e cursos gratuitos voltados a profissionais de saúde e doadoras.
A secretária Executiva de Assistência (SEA), Liege Rodrigues, ressaltou que campanha busca ampliar a conscientização e o número de doadoras no estado.
“A nossa missão é multiplicar informação e intensificar a captação de doadoras para nossos bancos de leite, garantindo que todas as crianças internadas possam receber o alimento para que aumente a imunidade, tenham uma resposta mais positiva aos tratamentos, diminuindo o período de internação e proporcionando a alta hospitalar”, ressaltou.
O Amazonas possui uma das maiores redes de doação de leite materno no Norte, sendo referência em doação de leite humano na região. Em 2024, o BLH do Amazonas alcançou a marca de mais de 1.500 litros de leite doados. Entre as unidades que compõe o Banco, está o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), maternidade vinculada ao Complexo Hospitalar Sul (CHS).
Mensalmente, a unidade coleta entre 30 a 50 litros de leite humano, devido ao esforço da equipe multiprofissional em conscientizar e engajar novas doadoras.
Só em abril, 64 recém-nascidos foram beneficiados com o leite humano doado. Isso demonstra o papel crucial que o Posto de Coleta tem na garantia de uma nutrição adequada para recém-nascidos em situação de vulnerabilidade.
Processo de análise
O leite humano doado passa por um rigoroso processo de análise e pasteurização nos bancos de leite, garantindo a eliminação de micro-organismos sem comprometer os nutrientes.
Após novos testes de segurança, o leite é armazenado em freezers e distribuído conforme a necessidade das unidades neonatais. Todo o procedimento é realizado por profissionais capacitados e segue normas sanitárias, assegurando um alimento seguro e eficaz para a recuperação de bebês.