A Câmara Municipal de Manaus (CMM) cancelou a sessão plenária desta quarta-feira (13) devido à falta de quorum – ausência de 31 vereadores. De acordo com a presidência, apenas dez parlamentares apareceram para trabalhar.
O presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil), que não foi reeleito, chegou a abrir a sessão do dia, mas encerrou por falta de vereadores suficientes para continuar os trabalhos legislativos.
Em nota, a CMM informou que a medida foi adotada porque o início dos trabalhos exige a presença de, no mínimo, um terço dos parlamentares, equivalente a 14 vereadores.
“Conforme previsto no Regimento Interno da CMM, se não houver um terço dos vereadores presentes no plenário até 9h30 da manhã, a sessão deve ser encerrada. As proposituras que seriam deliberadas e votadas hoje serão votadas nas próximas sessões plenárias ordinárias”, justificou a presidência.
‘Bateram ponto’ na sessão de ontem os vereadores: Caio André (União Brasil), Diego Afonso (União Brasil), Glória Carrate (PSB), Marcelo Serafim (PSB), Isaac Tayah (MDB), Jaildo Oliveira (PV), Márcio Tavares (Republicanos), Prof Samuel (PSD), Rodrigo Guedes (Progressistas) e Sassá da Construção Civil (PT).
“No dia treze de novembro do ano de dois mil e vinte e quatro, às nove horas e quinze minutos, quando a Câmara Municipal de Manaus deveria se reunir ordinariamente, no plenário Adriano Jorge, em sua sede própria, na rua Padre Agostinho Caballero Martin, n. 850, São Raimundo, nesta Capital, estado do Amazonas, o Presidente dos trabalhos, vereador Caio André Pinheiro de Oliveira, do União Brasil (União), observando a falta de quórum e o término do horário regimental, determinou a lavratura do termo de ata”, diz oficialmente a ata da sessão, que vai para os Anais da Casa legislativa.
Câmara disse que os vereadores faltosos terão 48 horas para apresentar justificativa por conta das ausências. Em uma rede social, onde a Câmara costuma transmitir as sessões ao vivo, uma transmissão chegou a ser aberta, mas foi encerrada com pouco mais de três minutos. Não foram divulgadas imagens do plenário vazio.