Portal Você Online

Setembro Amarelo: saiba importância de cuidar da saúde mental

A saúde mental é um fator que colabora para a boa qualidade de vida. Neste mês em que se fortalece o debate pelo tema, o Governo do Amazonas orienta sobre os principais cuidados e hábitos a serem adotados pela população, assim como aponta as estruturas de assistência que auxiliam as pessoas diante das dificuldades nessa área.

A gerente de saúde mental da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a terapeuta ocupacional Maria Antonieta Dias, explica como as ações que promovem o bem-estar social colaboram para a saúde mental, e como vem sendo encarado o conceito de saúde na atualidade.

Advertisement

” Hoje vivemos em um mundo imediatista, em que não podemos mais expressar nossos sentimentos, não podemos mais estar com raiva, triste, cansado; temos que estar sempre bonitos e dispostos, e isso vem acarretando problemas à saúde mental de muitas pessoas. Não somos máquinas, somos humanos”.

Ela destaca ainda que é necessário fazer uma auto descoberta sobre si para se desenvolver a saúde mental. “Sempre digo que não existe uma receita ou algo mágico dentro da saúde mental.

Tem gente que gosta de esporte, outros não; tem gente que gosta da igreja como lugar acolhedor, outros não; cada um se realiza de alguma forma em algum lugar, e não dá para adequarmos tudo para todo mundo, somos seres únicos e singulares, com histórias de vida únicas.

É importante que saibamos: o que eu gosto, quem eu sou, o que tenho feito por mim; essas perguntas são importantes para pensarmos como estamos vivendo a nossa vida”.

Amparo


O Governo do Estado possui estruturas de apoio na rede de saúde mental para ajudar as pessoas que buscam atendimentos e serviços no segmento.

Em agosto de 2022, foi inaugurado o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). A unidade atende todas as urgências e emergências ocorridas com os pacientes que apresentem alterações de comportamento, que coloque em risco a própria integridade física ou a de outros.

O Centro conta com serviços especializados em psiquiatria, de serviço social, de psicologia e atendimento de urgência e emergência.

A unidade fica na avenida Desembargador João Machado, S/N, bairro Planalto, zona oeste de Manaus. A diretora da unidade, a diretora Raimunda Gomes, explicou que o Centro tem o papel de organizar a continuidade do cuidado na rede de saúde mental, indicando o melhor serviço de saúde mental após o atendimento emergencial do paciente.

“ Nossa equipe procura estudar o universo dessa pessoa no período em que está com problema psíquico e, logo em seguida, é destinada para as unidades ambulatoriais de média e alta complexidade através do Sister e Sisreg”, disse.

Setembro Amarelo


O Governo do Amazonas prepara uma série ações em prol da divulgação, debate e conscientização da campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. A campanha foi idealizada desde 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *